Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

O discurso de Carlos Ghosn em 15 frases

Na sua primeira aparição desde que fugiu do Japão, o ex-presidente da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, reforçou esta quarta-feira a sua inocência durante uma entrevista coletiva em Beirute, no Líbano.

As frases mais emblemáticas de Ghosn durante a conferência de imprensa (os parêntesis e negritos são opções editoriais):

1 – Não escapei à Justiça, escapei à Injustiça.

2 – (Na) impossibilidade de um julgamento justo, cheguei à conclusão que fugia ou morria no Japão. (Justificando a fuga).

3 – Fui vítima da Nissan, com a cumplicidade dos procuradores japoneses.

4 – O conluio entre a Nissan e os procuradores está à vista de todos.

5 – Havia pessoas do lado japonês que achavam que a única forma de terem mais autonomia na Nissan era livrarem-se de mim.

6 – Fui interrogado durante meses, oito horas por dia, sem o meu advogado presente e sem saber exatamente as acusações contra mim.

7 – O procurador disse-me repetidamente para confessar e acabar com tudo. E que se não o fizesse iriam atrás da minha família.

8 – Não estou aqui para falar de como fugi do Japão, mas porque é que fugi.

9 – Não estou aqui para me vitimizar, mas para lançar luz sobre um sistema de justiça que viola os direitos civis básicos.

10 – Um sistema corrupto, que assumiu a minha culpa desde o primeiro dia.

11 – A minha provação inimaginável é o resultado de um punhado de indivíduos sem escrúpulos e vingativos.

12 – A Aliança (Renault-Nissan) perdeu o imperdível – que é a Fiat Chrysler. Eu estava em contacto com a FCA, tínhamos bastante compreensão de parte a parte, tínhamos um diálogo muito bom – infelizmente fui preso antes de chegarmos a um acordo (para a integração na Aliança)

13 – (A Aliança) virou a página errada porque já não têm lucro, não existe crescimento, não existe iniciativa estratégica, não existe tecnologia, não existe mais Aliança – o que vemos hoje é um baile de máscaras de uma Aliança.

14 – Estou inocente de todas as acusações.

15 – Eu deixei o Japão porque queria Justiça – é a única maneira de restabelecer a minha reputação. Se eu não conseguir (Justiça) no Japão, vou consegui-lo noutro lugar.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão