Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Abastecer em Espanha permite poupança de 16 euros por depósito

Em Espanha, a gasolina é 27 cêntimos por litro mais barata do que em Portugal. Já no gasóleo a diferença de preços pode chegar aos 24 cêntimos por litro.

Os preços dos combustíveis em Portugal subiram cinco cêntimos no arranque do ano devido ao aumento de impostos e taxas (de carbono e biocombustíveis), mas também à escalada de tensões no Médio Oriente (após o assassínio de Qassam Soleimani, comandante da Guarda Revolucionária do Irão, durante um ataque aéreo dos Estados Unidos no Iraque).

Com este aumento, Portugal subiu ao sexto lugar no ranking de países da União Europeia onde os preços médios da gasolina com impostos são mais elevados, segundo dados publicados pela Comissão Europeia. O relatório mostra também que Portugal fica em oitavo lugar no que toca aos preços médios praticados no gasóleo. Em ambos os casos, os valores são superiores aos da média europeia.

Abastecer gasolina em Portugal pode sair até 50 cêntimos mais caro do que na Roménia, o país europeu que apresenta a média de preços mais baixa da União Europeia. Em média, um litro de gasolina em Portugal custa 1,591 euros, um valor 15 cêntimos acima da média europeia (1,443 euros).

Em comparação com a vizinha Espanha são mais 27 cêntimos, tendo em conta que um litro de gasolina em Espanha custa 1,320 euros. Ou seja, quem encher um depósito de 60 litros de gasolina no país vizinho vai pagar menos 16 euros. No caso do gasóleo, são a diferença é de 14 euros por depósito.

Fazendo as contas de outra forma, um condutor que ponha 60 euros de gasolina em Portugal mete no depósito 37 litros, enquanto os mesmos 60 euros em Espanha compram 45 litros (mais 8 litros de diferença). Já no gasóleo, um condutor que ateste o carro com 60 euros em Portugal compra 40 litros de combustível, enquanto em Espanha consegue 48 litros.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão