Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault aposta no Clio e no Captur híbridos

A Renault revelou as versões híbridas plug-in do Clio e do Captur, que têm lançamento previsto até ao final deste ano.

Os novos Clio e Captur híbridos recebem a designação E-TECH e vão ser apresentados ao público no Salão de Bruxelas, Bélgica, que se inicia já esta sexta-feira, dia 10, e se prolonga até dia 19 de janeiro.

Os dois modelos franceses irão contar com um motor de 1.6 litros de quatro cilindros a gasolina naturalmente aspirado (de origem Nissan) acoplado a um sistema híbrido inovador que funciona com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades sem embraiagem.

Um dos motores elétricos é do tipo HSG (High-Voltage Starter Generator) e serve como motor de arranque e gerador, enquanto o outro motor elétrico é um “poderoso e-motor”, segundo a Renault, e será utilizado para circular em modo 100% elétrico.

No caso do Clio E-TECH, o sistema funcionará como num híbrido convencional fazendo uso da travagem regenerativa para carregar a bateria de 1.2 kWh (230V). A utilização da bateria permitirá ao modelo dispor de 140 CV de potência e circular 80% do tempo em modo totalmente elétrico dentro das cidades.

No caso do Captur E-TECH plug-in, o sistema funcionará de uma forma semelhante ao Clio acrescentando a possibilidade de se carregar diretamente na tomada a bateria de maiores dimensões com 9.8 kWh (400V). Isto traduz-se em 160 CV de potência e a capacidade de circular em modo completamente elétrico ao longo de 50 km com a velocidade máxima limitada aos 135 km/h.

Os dois modelos da gama E-TECH beneficiam ainda de mais equipamento comparativamente com outras versões e pormenores exclusivos, entre os quais os emblemas no exterior e o sistema de infoentretenimento como grafismo e menus específicos.

O grupo Renault prevê lançar oito modelos completamente elétricos e 12 modelos híbridos até 2022 – o Mégane será o próximo modelo a receber o selo E-TECH para uma versão híbrida plug-in.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
CTT querem ser líderes ibéricos em Expresso & Encomendas