Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Bosch revela primeira viseira virtual do mundo

A Bosch revelou no CES 2020 uma viseira solar revolucionária – o Virtual Visor possui um painel LCD único e transparente, uma câmara com IA voltada para o condutor com software de deteção e análise facial.

A Bosch está a repensar a segurança e o conforto do condutor, colocando um dos componentes internos mais esquecidos no centro das atenções, a viseira solar. O sol causa o dobro dos acidentes de automóvel comparativamente a qualquer outra condição relacionada com clima, devido à cegueira temporária.

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Autoestradas dos EUA relata milhares de acidentes de carro provocados pelo brilho do sol a cada ano, e outro estudo indica que o risco de um acidente de carro é 16% maior durante a luz solar em comparação com o tempo normal.

O para-sol tradicional não está equipado para lidar adequadamente com essa preocupação de segurança. Na melhor das hipóteses, ele bloqueia parte do sol que incide sobre os olhos do condutor, mas juntamente com isso, parte da sua visão do também é bloqueada.

A Bosch disponibiliza uma solução com o revolucionário Virtual Visor, um LCD transparente e uma câmara intuitiva, que substituem completamente o visor solar tradicional para veículos. Sendo a primeira viseira reinventada em quase um século, a tecnologia da Bosch utiliza algoritmos inteligentes para bloquear intuitivamente o brilho do sol e não a visão da estrada.

“Para a maioria dos motoristas em todo o mundo, a viseira, como sabemos, não é suficiente para evitar o brilho perigoso do sol – especialmente ao amanhecer e anoitecer, quando o sol pode diminuir bastante a visibilidade dos condutores”, afirmou o Dr. Steffen Berns, presidente da Bosch Car Multimedia. “Algumas das inovações mais simples causam um maior impacto, e o Virtual Visor muda a maneira como os condutores veem a estrada”.

Uma pala para o sol para o futuro

O Virtual Visor liga um painel LCD a uma câmara de monitorização do condutor ou do ocupante para rastrear a sombra projetada pelo sol no rosto do motorista. O sistema usa inteligência artificial para localizar o condutor na imagem a partir da câmara direcionada a sua cara. Este sistema utiliza também a IA para determinar os pontos de referência no rosto – incluindo onde olhos, nariz e boca estão localizados – para que possa assim identificar sombras no rosto. O algoritmo analisa a visão do motorista, escurecendo apenas a seção do ecrã através da qual a luz atinge os seus olhos. O restante do ecrã permanece transparente, não obscurecendo uma grande parte do campo de visão do condutor.

O uso criativo da tecnologia de cristal líquido para bloquear uma fonte de luz específica diminui o brilho perigoso do sol, o desconforto do condutor e o risco de acidentes, aumentando a sua visibilidade, o conforto e a segurança.

Inovação com base na reutilização

Desde a fase original de criação e conceção até aos testes e prototipagem, o Virtual Visor é uma solução pensada de baixo para cima, possibilitada graças à cultura de inovação estabelecida pela Bosch. Os funcionários são incentivados a aplicar metodologias de startup para confirmar os benefícios do cliente, o potencial de mercado e a viabilidade de novas ideias, que são então validadas pelos pares e aprovadas para desenvolvimento.

Um grupo de três engenheiros da área dos motores de arranque, liderado por Zink, desenvolveu a ideia do Virtual Visor e criou protótipos no seu tempo livre, com o objetivo de garantir financiamento interno para o conceito do projeto.

“Como muitas ideias iniciais, estávamos a trabalhar com capital e recursos limitados”, disse Zink. “O protótipo original, usado no primeiro lançamento do conceito, foi feito a partir de um monitor LCD antigo que recuperámos de uma lixeira”.

A equipa do Virtual Visor recebeu orientação dos executivos da Bosch, à medida que procuravam financiamento e desenvolveram versões adicionais do produto. Por fim, o produto foi transferido para a divisão Bosch Car Multimedia.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...