Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Portugal tem a 3.ª gasolina mais cara da Europa… antes de impostos!

Os mais recentes dados sobre combustíveis da Comissão Europeia não deixam margens para dúvidas: Portugal tem, neste início do ano, a terceira gasolina mais cara da Europa antes de impostos.

Os dados divulgados pela Comissão Europeia no início deste ano (dia 6 de janeiro) sobre os preços dos combustíveis na União Europeia são claros: Portugal tem a terceira gasolina mais cara da Europa antes de impostos – 0,628 cêntimos por litro. À sua frente, apenas a Dinamarca (0,717 cêntimos por litro) e Malta (0,645 cêntimos).

O que representa uma subida brutal quando comparado com dezembro do ano passado, em que Portugal seguia na 13.ª posição com a gasolina a custar 0,561 cêntimos por litro. Contas feitas: o preço da gasolina em Portugal (sem impostos, importa sublinhar) subiu quase 7 cêntimos por litros em pouco mais de um mês.

Aqui ao lado, em Espanha, o preço da gasolina também subiu entre dezembro e janeiro, mas apenas um cêntimo. Em dezembro, o preço da gasolina espanhola, sem impostos, custava 0,604 cêntimos por litro e agora custa 0,618 cêntimos – Espanha deixou-se ultrapassar por Portugal, mas não pelos melhores interesses dos portugueses.

Já em relação ao preço do gasóleo, Portugal também não tem motivos para sorrir: aumento de oito cêntimos por litro de dezembro de 2019 (12.º lugar) a janeiro deste ano. Os condutores portugueses ficam assim a pagar o quinto gasóleo mais caro dos 28 países da União Europeia.

Se em dezembro do ano passado, o preço do gasóleo por litro em Portugal se encontrava nos 0,627 cêntimos (em Espanha, o preço era de 0,630 cêntimos), no início deste ano já é de 0,704 cêntimos por litro. O preço em Espanha também subiu, mas mesmo assim não supera Portugal: 0,651 cêntimos.

Se tivermos em conta a média dos preços para a Europa dos 28, Portugal é “campeão”: o preço da gasolina está quase 6 cêntimos por litros acima da média europeia, enquanto o preço do gasóleo custa quase 7 cêntimos a mais.

Isto tudo, sem impostos. Porque depois da carga de impostos aplicada aos preços dos combustíveis, Espanha torna-se muita mais amiga dos condutores portugueses: Abastecer em Espanha permite poupança de 16 euros por depósito

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
Sushi At Home troca embalagens de plástico por cartão