Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Depois das fortes subidas, gasóleo e gasolina descem 0,5 cêntimos

Os preços dos combustíveis vão descer ligeiramente em todo o país a partir desta segunda feira: o litro de gasóleo e gasolina vai ficar até 0,5 cêntimos mais barato, afirmou ao Automonitor fonte do setor.

“Os cortes rondam os 0,0047 euros por litro, no caso do gasóleo, e 0,044 euros por litro no que diz respeito à gasolina”, avançou a mesma fonte.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,591 euros enquanto o do gasóleo vale 1,491 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O custo dos combustíveis é atualizado semanalmente, à segunda-feira, tendo por base os preços de referência do petróleo e derivados nos mercados internacionais. A atualização semanal da próxima semana representa uma inversão na tendência de subida do preço dos combustíveis, sobretudo depois do aumento da taxa de CO2 (cerca de 3,5 cêntimos com IVA) e do aumento da incorporação de biocombustíveis, de 7% para 10% (tendo um impacto de até 1,5 cêntimos por litro).

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a sexta gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 12 cêntimos acima da média europeia e 24 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 8ª posição do ranking europeu.

Os mais Económicos

Gasolina(s):

Gasóleo(s):

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...