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Carros conectados da Ford alertam para perigos na estrada

Nova função de Informação de Perigo na Via (IPV) avisa antecipadamente os condutores sobre potenciais perigos mais à frente na estrada.

Saber o que se vai encontrar após uma curva cega pode ser, na maioria das vezes, muito útil, mas para os condutores esse conhecimento pode mostrar-se ainda mais importante. Fruto de uma nova tecnologia de conectividade automóvel da Ford, essa possibilidade parra passa a ser uma realidade.

A função de Informação de Perigo na Via marca um passo significativo rumo a uma infraestrutura de transportes conectados, ajudando os condutores a prepararem-se e, potencialmente, evitar determinados perigos na estrada. De série, no novo Ford Puma, e sem custos associados no primeiro ano, a função IPV está a ser integrada em mais de 80% da gama de veículos de passageiros da Ford, processo que decorre até ao final do presente ano.

Desta forma os condutores quando se deparam com filas de carros repentinas, acidentes ou derramamento de cargas, possivelmente ainda sem estar a ver essas situações, a sua viatura pode receber um aviso prévio. Tal também se pode aplicar a outras situações, de tempestades de granizo, a inundações repentinas, ou até mesmo deslizamentos de terras.

O despoletar do sistema ocorre de acordo com as situações que se apresentam no percurso. Pode activar os airbags, fazer piscar as luzes de aviso de perigo, ou os limpa pára-brisas.

Os anteriores sistemas de alerta de incidentes de trânsito contavam com o input de informações por parte dos condutores para que se gerassem alertas. Agora a nova função de IPV opera de forma autónoma, sem a necessidade de qualquer interacção do condutor, para gerar informações e emitir avisos.

Os perigos apenas serão exibidos se o sistema identificar que o incidente é susceptível de ter algum impacto na viagem do condutor, surgindo directamente no ecrã do painel de instrumentos.

Este novo sistema de Perigo na Via foi projectado para ser mais benéfico para os condutores do que as informações de perigo obtidas a partir dos actuais sistemas de transmissão via rádio, que muitas vezes entregam notificações que não são relevantes.

Acrescente-se que este benefício não se limitará, apenas, aos que viajam a bordo de modelos da Ford, pois as informações enviadas podem ser usadas para alertar os condutores de veículos de outros fabricantes e vice-versa.

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