Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

SEAT eleita Empresa do Ano na CES 2020

Depois de vencer na categoria Pioneer há dois anos, os editores da AUTO BILD e COMPUTER BILD voltam a premiar a SEAT com o Connected Car Award.

A marca espanhola recebeu o prémio Empresa do Ano de 2019 no âmbito da Consumer Electronics Show (CES) 2020, realizado recentemente em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O prémio, que reconhece os projetos de sustentabilidade e mobilidade urbana da SEAT, foi entregue por Stephan Fritz, diretor geral do AUTO BILD Group, a Sebastian Grams, CIO da SEAT, e a Paqui Lizana, responsável de Produtos e Serviços Digitais da SEAT.

O vice-presidente de Produção e Logística da SEAT, Dr. Christian Vollmer, afirmou que “o nosso compromisso com a mobilidade sustentável começa em casa, e é por isso que dedicamos todos os nossos esforços para tornar a nossa sede em Martorell uma fábrica 100% inteligente. Fizemos testes com drones para o fornecimento de peças e componentes, temos um serviço de bus-on-demand e bicicletas compartilhadas para reduzir a nossa pegada de carbono e contribuir para a sustentabilidade e a eficiência das nossas instalações”.

Inovação e sustentabilidade

A SEAT está focada na mobilidade individual num futuro contexto urbano e disponibiliza-a gratuitamente aos seus funcionários em Martorell. Mais precisamente, os funcionários da SEAT que trabalham na fábrica de Martorell podem, por exemplo, alugar bicicletas para percorrer distâncias curtas dentro das instalações. Para isso, a SEAT colabora com o serviço de partilha de bicicletas Mobike, que oferece 100 bicicletas de aluguer. Mais de 2.000 pessoas já usaram este serviço para fazer mais de 4.700 deslocações.

Para trajetos mais longos dentro das instalações, os funcionários contam com um serviço de bus-on-demand disponível através da app ByBus. Para isso, estão disponíveis vários SEAT Alhambra para o transporte de pessoas no recinto. Basta que os usuários façam o seu pedido com 10 minutos de antecedência, indicando a sua localização, destino e o número de passageiros. De seguida, um motorista recolhe-os na paragem mais próxima e leva-os ao seu destino. Mais de 3.000 pessoas usaram o serviço nas primeiras semanas após o seu lançamento.

Entrega de peças por drone

A fábrica de Martorell foi a primeira fábrica de produção espanhola em que foram realizados testes de entrega de peças de veículos por drone. Durante os testes piloto, os drones percorreram uma distância de cerca de dois quilómetros, desde o fornecedor até à fábrica, em apenas 15 minutos, o que normalmente levaria cerca de 90 minutos em camião.

Esta ligação, mais rápida e orientada para a procura, aumenta a eficiência, a flexibilidade e a sustentabilidade da SEAT Martorell, pois os drones não emitem CO2 e a energia renovável é usada para carregar as baterias.

SEAT e IBM

A SEAT também está a trabalhar em soluções de mobilidade para as áreas metropolitanas e tem um acordo com a IBM para impulsionar este projeto. Com base na inteligência artificial (IA) da IBM, chamada Watson, a SEAT está a desenvolver uma aplicação móvel de informação de tráfego, o “Mobility Advisor”. Esta aplicação permitirá aos usuários escolher a melhor opção de transporte, seja de automóvel, moto, bicicleta ou transporte público.

Graças à aprendizagem automática de Watson, o consultor de mobilidade poderá conhecer as preferências dos usuários e oferecer recomendações personalizadas. O sistema estará conectado à nuvem da IBM e irá adaptar-se de forma dinâmica à evolução das condições, levando em consideração a meteorologia, o tráfego e os acontecimentos fora do normal.

Além disso, poderá integrar o calendário e as escolhas que constam no histórico dos usuários para sugerir a melhor opção de transporte a qualquer momento, mesmo quando se trata de estacionar o automóvel, caminhar ou andar de trotinete elétrica.

O prémio Connected Car é entregue anualmente às melhores inovações em veículos conectados. Este ano, no âmbito da sua sétima edição, os leitores da AUTO BILD e COMPUTER BILD votaram nos vencedores em oito categorias distintas, enquanto que duas equipas editoriais decidiram os vencedores dos prémios Pioneer e Editorial.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...