Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Um banco que se adapta ao corpo? Jaguar Land Rover criou o futuro

A Jaguar Land Rover desenvolveu o banco do futuro: um sistema pioneiro que se adapta ao corpo e que foi concebido para melhorar o bem-estar dos utilizadores.

O banco ”ergonómico ativo”, que está a ser testado no departamento Body Interiors Research da Jaguar Land Rover, tem um conjunto de atuadores colocados no seu interior que efetuam constantes microacertos, para que o cérebro do utilizador tenha a sensação de estar a andar pelo seu pé. Além disso, pode ser adaptado individualmente a cada condutor ou passageiro.

Mais de um quarto da população, isto é, 1,4 milhões de pessoas, tem uma vida cada vez mais sedentária (indica a Organização Mundial de Saúde), o que provoca encurtamentos nos músculos das pernas, glúteos e problemas de anca, dando origem dores de costas e problemas de coluna. Além disso, um músculo mais frágil é mais propenso a lesões devido a quedas ou torções.

Ao simular o movimento de andar, conhecido como oscilação pélvica, esta tecnologia pode ajudar a diminuir os problemas de saúde provocados por longos períodos de tempo passados na posição sentada durante viagens mais longas. Em média, os condutores do Reino Unido conduzem 235 quilómetros por semana (dados de 2018 do Ministério dos Transportes de Inglaterra).

“O objetivo dos nossos projetos de investigação na área da tecnologia é o bem-estar dos nossos clientes e funcionários. Graças à nossa experiência em engenharia, desenvolvemos o banco do futuro, com tecnologias inovadores nunca vistas no setor automóvel, com o intuito de abordar um problema que afeta pessoas de todo o mundo”, referiu Dr. Steve Lley, Chief Medical Officer da Jaguar Land Rover.

Os veículos da Jaguar e da Land Rover já incluem as últimas novidades no que toca ao design de bancos ergonómicos, como é o caso dos ajustes multidirecionais, funções de massagem e controlo de temperatura. Além do mais, o Dr. Lley aconselha como ajustar o banco para garantir uma posição de condução correta: não levar objetos volumosos nos bolsos das calças ou casacos, posicionar corretamente os ombros, garantir o correto alinhamento entre a coluna vertebral e a pélvis, e apoiar bem os músculos das pernas e glúteos de modo a reduzir os pontos de pressão (vídeo abaixo).

Esta investigação faz parte do compromisso da Jaguar Land Rover em melhorar constantemente o bem-estar dos seus clientes através da inovação tecnológica. Os projetos anteriores incluem investigações sobre a diminuição dos efeitos do enjoo provocados pelo movimento e a introdução de uma tecnologia de luz ultravioleta para prevenir a propagação de gripes e constipações.

A combinação destes esforços aproxima-nos a passos largos da visão “Destination Zero” da Jaguar Land Rover, que aspira a criar uma sociedade mais segura e saudável de mãos dadas com um meio ambiente mais limpo e um futuro mais responsável para os nossos trabalhadores, clientes e comunidades em que vivemos. .

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...