Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Fiat Chrysler e Foxconn juntas pelos elétricos (chineses)

A Fiat Chrysler anunciou esta sexta-feira que se encontra em conversações com a Hon Hai Precision (Foxconn) para a criação de uma joint venture com foco em elétricos.

A Hon Hai Precision (Foxconn) principal empresa de montagem e fornecedora de componentes electrónicos para a Apple, a Sony, a Samsung, a Nintendo, a Huawei e outras, decidiu diversificar as suas atividades e focar-se nos elétricos.

Segundo a Bloomberg, o grupo industrial de Taiwan pretende assinar uma joint venture (50/50) com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o objetivo de desenvolver e fabricar veículos elétricos para o mercado chinês, o maior mercado automóvel do mundo.

Young Liu, presidente da Hon Hai Precision Industry Company, afirmou que a empresa não terá logo como objetivo a produção de futuros veículos, mas “será responsável pelo design, componentes e a coordenação da cadeia de matérias primas” .

A realizar-se esta parceria, não será a primeira vez que a empresa de Taiwan se ensaia no setor automóvel: em 2014, o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que a Foxconn é uma das suas fornecedoras de componentes electrónicos.

Para Matthew Kanterman, analista da Bloomberg Intelligence, essa joint venture é uma “oportunidade real”, já que “os carros são cada vez mais eletrificados e cada vez mais componentes digitais estão a substituir os componentes mecânicos”.

Quanto à FCA – que já tem uma joint venture com a (também) chinesa Guangzhou Automobile -, esta parceria é uma oportunidade para se aproximar de outros fabricantes estrangeiros, como a General Motors e a Ford, cuja quota de mercado na China no segmento dos elétricos é de 13,8% e 2,3%, respetivamente.

O acordo final entre as duas empresas deverá ser assinado até final deste primeiro trimestre.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...