Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Hidrogénio: Galp vai abrir primeiro posto em Portugal

A medida surgiu com a adesão da Galp ao Hydrogen Council, uma associação que promove o desenvolvimento do hidrogénio enquanto solução para a descarbonização de vários setores, juntando para o efeito diversas entidades a nível mundial.

Em comunicado enviado às redações diz-se que a adesão da petrolífera portuguesa aconteceu em simultâneo com outros 22 membros, perfazendo um total de 81 associados unidos em prol desta causa.

Entre eles encontram-se “grandes empresas de energia, transportes, indústria e, de hoje em diante, também do sector financeiro, que partilham uma visão comum sobre o papel do hidrogénio na transição energética”, explica a Galp.

A empresa portuguesa acrescenta ainda que se encontra “envolvida no lançamento do primeiro posto de abastecimento de hidrogénio em Portugal, que deverá abrir ainda este ano para abastecer uma frota de autocarros”.

Para um futuro mais distante, a Galp assume estar “a avaliar outros projectos de larga escala nomeadamente parcerias relacionadas com a produção de hidrogénio verde a partir de energias renováveis e a sua associação à descarbonização de processos industriais e à mobilidade, ou para injecção em redes de gás natural”.

Todas estas iniciativas estão integradas no objectivo estratégico da Galp de alocar cerca de 40% do seu investimento anual líquido a oportunidades de transição energética, contribuindo também para a redução de emissões de dióxido de carbono.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...