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Renault vendeu mais de 3,7 milhões de carros em todo o mundo em 2019

Em 2019, o Grupo Renault vendeu 3.753.723 veículos em todo o mundo, com uma quebra, face ao ano anterior, de 3,4 % (-130 550 veículos, dos quais -183 000 nos mercados Iraniano, Argentino e Turco), num mercado que, por sua vez, registou um decréscimo de 4,8%.

As vendas mundiais de veículos elétricos, do Grupo, aumentaram 23,5% e atingiram as 62.447 unidades. Na China, o Grupo comercializou o Renault City K-ZE em novembro e vendeu 2.658 unidades em dois meses.

No mercado mundial de Comerciais Ligeiros, as vendas do grupo cresceram 0,7% e o volume de vendas obtido constitui um novo recorde. Este resultado deve-se, em grande parte, ao resultado da marca Renault na Europa, onde registou um crescimento das vendas de 3,6%.

Na Europa, as vendas cresceram 1,3%, num mercado com uma progressão de 1,2%. O Clio foi o líder do segmento, enquanto o Captur também liderou a categoria. As vendas do ZOE aumentaram 19,1% e atingiram as 47.027 unidades.

Por seu lado, pelo 7.º ano consecutivo, a marca Dacia registou um novo recorde de vendas, com 564.854 veículos vendidos (+10,4 %).

Na Rússia, o Grupo Renault liderou com uma quota de mercado de 29% (+1,4 pontos) e um crescimento das vendas de 2,3%, num mercado em quebra de 2,6%. A marca LADA registou uma progressão de 0,6% (362.356 unidades vendidas) e confirmou a posição de liderança, com uma quota de 20,7% do mercado russo.

A marca Renault, por seu turno, teve um crescimento de 5,8%, com 144.989 unidades vendidas, graças, também, ao muito bem-sucedido lançamento do modelo Arkana, no segundo semestre.

No Brasil, os volumes de vendas aumentaram 11,3% (239 174 unidades) e a quota de mercado atingiu os 9% (+0,3 pontos), o que constitui um recorde. Num mercado que conserva alguma dinâmica (+7,4%), o sucesso do modelo Kwid esteve na base deste novo recorde.

Na Índia, a Renault foi a única marca a registar, em 2019, um crescimento das vendas no mercado de ligeiros de passageiros. As vendas cresceram 7,9%, num mercado com uma forte quebra de 11,3%. Este crescimento deveu-se, principalmente, ao lançamento do modelo Triber e ao sucesso do Novo Kwid. A quota de mercado foi de 2,5 % (+0,45 pontos face a 2018).

Para o Grupo,o ano de 2020 será marcado por uma nova etapa da sua ofensiva nos veículos elétricos, com o lançamento do Twingo Z.E. e a introdução da nova oferta de modelos híbridos e híbridos recarregáveis, designada por E-TECH.

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