Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ateca, Arona e Tarragona: Com uma cidade para todo lado

Levar a cidade de origem ou o município onde mora para qualquer lugar, e não apenas no cartão de cidadão, é um privilégio que muitos dos habitantes de Tarragona, Ateca e Arona não abdicam.

Os três SUV da SEAT atuam como embaixadores dos municípios que lhes dão o nome, tornando-os conhecidos em todo o mundo, mas não há nada como divertir-se em casa. É por estas cidades que eles tiveram e continuam a ter a maior receção, e isso se manifesta nas vendas.

Três Tarracos, uma fórmula de êxito para Jesús: Ele vive em Tarragona, é gerente do Tarraco Arena Plaza e conduz um SEAT Tarraco da empresa. Jesús Féliz explica orgulhoso: “Não é todos os dias que coisas como esta acontecem, onde um carro tem o nome da sua cidade, da sua empresa e pode desfrutar dele também”.

Mas não é por acaso. Quando a SEAT lançou a campanha para que o novo SUV fosse batizado pelos seus seguidores, Jesus foi muito explicito a esse respeito. “Tarragona, Tarraco, Tarraco Arena foi a equação perfeita”, explica ele. Por isso, mobilizou moradores locais, empresas e instituições até que o conseguiu. “A cidade de Tarragona tem 140.000 habitantes, então imagine o que são quase 52.000 votos!”, afirma.

O SEAT Tarraco foi apresentado mundialmente no Tarraco Arena Plaza e, nos cinco primeiros dias, o concessionário da zona vendeu sete unidades do maior dos SUV. “O nome diz muito pois temos orgulho na cidade em que vivemos e, também, porque é um grande carro, em todos os sentidos”, diz Jesús. Segundo ele, este trio é tão especial que foi até imortalizado com vários quadros de um artista, que, claro, também é de Tarragona.

De vizinhos a proprietários e vice-versa: A notícia de que Ateca batizaria um modelo da SEAT espalhou-se rapidamente pelo município de Zaragoza. “Foi um boom, em menos de cinco minutos toda a cidade já estava a saber”, assegura Ramón Cristobal, presidente da Câmara Municipal de Ateca.

Houve habitantes que compraram o SUV médio da SEAT por causa disso. Mas houve também proprietários do SEAT Ateca que moravam noutros lugares e se tornaram habitantes da cidade, por alguns dias. Por ano, dezenas de fãs do SUV, no mínimo cerca de 60, visitam Ateca. “Vêm para conduzir o carro pelo município e arredores, e estar connosco”, explica o presidente.

A primeira dos primeiros: Iranzu Pradas foi a primeira, em Tenerife, a comprar um SEAT Arona. Iranzu vive a cerca de 20 quilómetros do município das Canárias. “ui experimentar imediatamente, adorei o carro e também estava muito entusiasmada por usar o nome de uma cidade Canária, onde tenho amigos e família. Por isso, comprei a viatura que estava em exposição. Eu não podia esperar”, explica a nativa de Tenerife.

Iranzu foi a primeira de uma grande lista. O gerente dos concessionários Rahn Auto Universal, Luis Enrique Linares, sabe disso: “40% das viaturas que vendemos em Tenerife são Arona. Quando chegaram, fomos todos os concessionários recebê-lo, admirar e ver com que tipo de letras Arona tinha sido escrita. Todos nos sentimos bem representados. É uma honra conduzir o nome Arona para todo o lado e, além disso, o carro combina perfeitamente com a ilha, pois é urbana, perfeito para ir à praia ou subir os 2.000 metros do Teide.”

O motivo para os nomes

O lendário SEAT 600 deve o seu nome a uma série de coincidências numéricas. O seu grande irmão era o Fiat 600, com 600 quilos e um motor de 600 centímetros cúbicos.

A SEAT passou por várias fases até ao momento de eleger o nome dos seus carros. Os modelos 800 e o 1.500 devem o seu nome à cilindrada do motor. O 124 e o 127 ao número do projeto. Depois disso, optou-se por um nome próprio, como Ritmo ou Fura, embora essa tendência tenha durado pouco.

Desde o lançamento do SEAT Ronda, em 1982, é uma tradição, com algumas exceções, batizar os modelos com nomes de cidades ou aldeias da Espanha. O SEAT Tarraco, o mais recente da Marca, é o décimo quinto.

No momento de atribuir o nome a uma viatura, procuramos um que represente o ADN da Marca, que seja curto, fácil de lembrar e fique bem em todos os idiomas. Para além disso, neste caso, os nomes pré-selecionados são discutidos por grupos de opinião em diferentes países, com o mesmo perfil dos compradores. Depois, a votação popular é que decide.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...