Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Tesla mais perto de abrir fábrica na Europa

A Tesla comprou uma propriedade em Berlim, na Alemanha, dando um passo importante para a abertura da sua primeira fábrica na Europa, indica a Reuters.

Em novembro, a empresa de Elon Musk já tinha anunciado planos para construir uma Gigafactory em Gruenheide, no estado alemão de Brandemburgo, e que os modelos aí produzidos teriam o rótulo ‘Made in Germany’.

A direção da Tesla aprovou a compra da propriedade com o estado de Brandemburgo, num terreno com uma extensão de 300 hectares. O acordo estabelece um preço preliminar da propriedade de 40,91 milhões de euros que pode ser alterado se houver uma reavaliação externa que forneça um valor diferente.

A propriedade encontra-se numa designada área industrial e poderá conter no seu solo bombas da Segunda Guerra Mundial não detonadas – peritos encontram-se no local para aferir a situação.

Políticos, sindicatos e grupos industriais receberam bem a decisão de Tesla, que deve criar até 7.000 empregos em Brandemburgo. No entanto, parece que moradores locais não estão satisfeitos com a chegada da Tesla que terá como consequência direta a eliminação de 300 hectares de floresta. Além disso, a Reuters indica que os habitantes de Grunheide estão com receio que a fábrica esgote as reservas de água da vila, apontando que a fábrica necessitará de 300 metros cúbicos de água por hora.

“Não sou contra a Tesla. Mas tem a ver com a localização – uma área florestal que é uma zona de fauna protegida”, afirmou a ativista ambiental Anne Bach à Reuters.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...