Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Confirmado: Luca de Meo é o novo CEO da Renault

Ao mesmo tempo que a SEAT apresentava o novo Leon, a Renault confirmou o ex-CEO da marca espanhola, Luca de Meo, como novo CEO da marca francesa. Entra em funções no dia 1 de julho de 2020.

O italiano de 52 anos regressa assim à casa que o viu nascer profissionalmente (em 1992) para substituir Clotilde Delbos (diretora financeira da Renault) que foi nomeada para CEO da Renault, de forma interina, depois do afastamento de Thierry Bolloré em outubro do ano passado. Clotilde Delbos passará, também dia 1 de julho, a Diretora Adjunta.

Luca de Meo, que foi o responsável pelo sucesso da SEAT e pelo regresso aos lucros da marca espanhola (atingiu um recorde de vendas em 2018 com 517.600 unidades), chega à Renault numa altura em que a marca francesa tem visto as suas vendas recuarem, os lucros descerem e a sua parceria com a Nissan a passar por momentos conturbados (o caso Carlos Ghosn em muito contribuiu para esta situação).

Nascido em Milão em 1967, Luca de Meo é licenciado em Administração de Empresas pela Universidade Comercial Luigi Bocconi da sua cidade italiana. A tese que apresentou sobre ética do negócio foi a primeira dissertação sobre este tema em Itália.

Luca de Meo entrou no Grupo Volkswagen, em 2009, como diretor de Marketing da marca Volkswagen e do próprio Grupo, depois de passar pela Renault, Toyota e Grupo Fiat, onde liderou as marcas Lancia, Fiat, Alfa Romeo e Abarth. Em 2013, o seu trabalho no Grupo Volkswagen como diretor de Marketing foi analisado pela Universidade de Harvard como um case study.

O executivo recebeu em 2015 o título honorífico de Commendatore al Merito della República Italiana, uma das mais elevadas distinções nacionais no país transalpino, no mesmo ano em que foi nomeado Presidente da SEAT.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
CTT querem ser líderes ibéricos em Expresso & Encomendas