Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Matosinhos vai testar detetor de estacionamento abusivo

A VisionWare, empresa portuguesa especializada em cibersegurança, vai realizar, nos próximos dias 28, 29 e 30 de janeiro, no município de Matosinhos, testes do projeto europeu SCENE focados na mobilidade inteligente.

A empresa vai testar uma solução que permitirá detetar infrações de estacionamento, aumentando a eficácia da resposta da Polícia Municipal e melhorando, desta forma, a mobilidade nas cidades.

O projeto europeu SCENE (Smart City on the Edge Network Enhancement) é um novo conceito de plataforma IoT móvel segura para aplicações de cidades inteligentes com base em redes de transporte e direcionada a municípios de média dimensão. O SCENE permite sinergias entre projetos públicos e diminui os custos de iniciativas de cidades inteligentes. Funcionando como uma plataforma de integração de sensores e usando a rede de transportes públicos como meio de comunicação da informação, o SCENE possibilita a utilização de imagens de alta definição, vídeo e outros sensores de alto débito.

Os testes, que decorrem na próxima semana, em Matosinhos, terão lugar no polo de inovação ZLT CeiiA, um centro de engenharia e desenvolvimento de produto.

Recorde-se que os testes do projeto SCENE na vertente de segurança urbana inteligente realizaram-se, em dezembro, em Catânia (Itália). Em breve, o projeto será testado na vertente de ambiente inteligente em Rennes (França).

O SCENE tem o apoio da Comissão Europeia e decorre no âmbito do H2020 no período 2019/2020, em consórcio internacional, com entidades francesas e italianas. Desde a sua fundação, a VisionWare tem integrado vários projetos europeus, tais como o CYSPA, LASIE, DOGANA e FORENSOR, tendo sido, por isso, nomeada coordenadora do projeto SCENE.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...