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ISV: Aumentos para todos os carros novos

Os deputados aprovaram as tabelas da componente ambiental do Imposto sobre Veículos (ISV) idênticas às apresentadas na proposta do Orçamento do Estado (OE) – resultado: aumento do preço a pagar por um carro novo.

Temia-se, mas aconteceu: as novas tabelas da componente ambiental do ISV foram aprovadas na Assembleia da República. O que se traduz num aumento generalizado do imposto em carros novos a gasolina e gasóleo, independentemente da gama.

No âmbito da discussão na especialidade do OE2020 no Parlamento, o PS apresentou uma proposta com alterações às tabelas com as taxas que servem para o cálculo do ISV – mas que tinha apenas detalhes corrigidos, os valores permanecendo inalterados. Ora, os deputados aprovaram a proposta socialista e os aumentos vão mesmo chegar.

A Deloitte realizou os cálculos e, com as taxas aprovadas, os consumidores vão ter que pagar mais ISV este ano se quiserem comprar um carro novo – a culpa é das emissões de CO2. Assim, as contas indicam que apenas desce o imposto num caso e de forma residual (dois euros de diferença). E que as subidas no ISV são transversais a toda as gamas de veículos, desde a mais baixa à mais alta (ver imagens abaixo).

Um exemplo: no caso de um consumidor comprar um veículo híbrido plug-in (mais amigo do ambiente), terá de pagar mais 10,8% de ISV – numa subida de 417 euros (em 2019) para os 468 euros…

 

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