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Novo Mazda2 disponível desde os 18.053 euros

O primeiro lançamento em 2020 da Mazda em Portugal é a nova geração do Mazda2, modelo citadino que se apresenta com importantes evoluções, não só mecânicas como de estrutura de gama.

O Mazda2 2020 apresenta-se, assim, como uma versão mais evoluída do bem sucedido segmento B, espelhada através de novo e mais sofisticado design, novas tecnologias Skyactiv e elementos de segurança i-Activsense reforçados.

No capítulo do design, a renovada proposta urbana adopta uma evolução do design Kodo – A Alma do Movimento, que lhe confere um estilo de maior prestígio, graças à pureza e dinamismo de uma estética minimalista. A sua forma requintadamente esculpida e bem definida, com uma imagem encorpada, sugere estabilidade e elegância, resultando num visual luxuoso de qualidade premium. Complementando todo o conjunto estão as novas jantes de liga leve (15 e 16 polegadas) que reforçam a sensação de qualidade.

No interior, os maiores destaques surgem ao nível dos materiais e cores, escolhidos para conferir ao habitáculo um ambiente harmonioso e de elevada qualidade. Além de proporcionar novos níveis de insonorização, alcançados via estudos da Mazda em termos de NVH (Ruído, Vibrações e Aspereza), o interior proporciona maior silêncio e tranquilidade a todos os ocupantes.

Adicionalmente, surgem novos bancos dianteiros, de novo desenho, oferecendo uma postura ideal aos ocupantes, reduzindo os movimentos da cabeça e minimizando a fadiga de condução, para além da adoção do sistema Mazda Connect, a partir de agora compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

Mas é na vertente mecânica que o novo Mazda2 se demarca do seu antecessor, fruto da nova funcionalidade MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), permitida pelo sistema Mazda M Hybrid (um motor de arranque/gerador comandado por correia, B-ISG), que combina a assistência de um motor eléctrico ao bloco a gasolina1.5 Skyactiv-G (75 e 90 CV).

Associada a uma transmissão manual de 6 velocidades, o conjunto apresenta reflexos positivos ao nível dos consumos e emissões, já que se permite, através daquela solução, a recuperação da energia da travagem, para posterior alimentação dos sistemas auxiliares do modelo de tracção dianteira.

Acrescem os mais recentes desenvolvimentos ao nível da Skyactiv-Vehicle Architecture da Mazda, que permitem reforçar a experiência de condução Jinba Ittai, num modelo que sofreu uma actualização do seu sistema de suspensão, agora com movimentos mais suaves, que geram um rolamento em estrada mais confortável, coadjuvada por uma maior precisão de controlo, que proporciona uma resposta mais rápida do veículo às solicitações do condutor. O G-Vectoring Control Plus (GVC Plus) oferece ao veículo um comportamento ainda mais estável a velocidades mais elevadas.

Ao nível da visibilidade em viagem, destaque-se a oferta de faróis LED em todas as versões e do sistema Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), agora com detecção nocturna de peões.

“A atualização do modelo não se limita ao conceito ‘Look, Touch & Feel’ nas áreas do design e da qualidade de construção, concentrando-se também nos critérios ‘Ride, Drive & Feel’ em termos do comportamento e conforto dinâmicos. Além das maiores exigências da sociedade no que respeita ao desempenho em termos ambientais e de segurança, acreditamos que a qualidade está também a ganhar uma importância crescente. Neste contexto, esta atualização do Mazda2 assume o desafio de liderar uma nova era de modelos compactos que redefinem a qualidade no segmento B”, afirmou Yoshiyuki Wada, Gestor do Programa Mazda2.

A gama do Mazda2 em Portugal

Com uma cilindrada de 1.496 cc, o bloco Skyactiv-G de 4 cilindros em linha, DOHC e 16 válvulas está disponível em Portugal em duas versões de potência, de 75 CV e 90 CV às 6.000 rpm), com binários máximos diferenciados, de 135 Nm às 3.800 rpm no primeiro caso e de 148 Nm às 4.000 rpm no segundo. Os consumos médios combinados de ambos são de 5,3 l/100 km e as emissões médias de CO2 de 120 g/km, respectivamente (método WLTP). As respectivas velocidades máximas ascendem aos 171 e 183 km/h, para acelerações dos 0 aos 100 km/h de 11,4 e 9,8 segundos.

Quando equipado com o motor 1.5 Skyactiv-G de 75 CV, o Mazda2 apenas tem uma única variante de equipamento Essence, com um PVP (sem despesas e sem pintura metalizada) de  18.053, 71€. Já o bloco mais potente de 90 CV está em comercialização por 19.788,71€ , no nível Evolve, e por por 20.133,90€ no patamar superior Advance (mais 400€ nas respectivas versões Evolve Navi e Advance Navi).

Em termos de conteúdos, o patamar Essence integra retrovisores exteriores e puxadores de portas na cor da carroçaria, entrada sem chave e fecho centralizado de portas, ecrã de áudio simples (rádio com 4 colunas, AUX e 1 porta USB), regulação da altura do banco do condutor, botão de Start&Stop, computador de bordo, , controlo dinâmico da estabilidade (DSC) com sistema de controlo da tracção, sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), Advanced Smart City Break System, airbags laterais e de cortina, Hill-Assist, imobilizador, luzes LED e G-Vectoring Control Puls (GVC Plus).

No nível Evolve, o Mazda2 distingue-se, exteriormente, pelas jantes em liga leve de 15” com uma nova cor Prata que apela à sofisticação visual, vidros fumados, antena com design ‘barbatana de tubarão’ e sensores de estacionamento traseiros, enquanto o seu interior se vê enriquecido com um volante e manípulo da caixa de velocidades em pele e com os conteúdos tecnológicos, com destaque para o sistema MZD Connect compatível com CarPlay/Android, integrando um ecrã de 7” e o comando HMI na consola entre os bancos, com Bluetooth e controlo do sistema áudio de 6 colunas, sistema AC automático, 2 portas USB e sensores de humidade, de chuva e de luminosidade, adicionando-se os sistemas de apoio à condução Lane Departure Warning System (LDWS), Cruise Control, Limitador de Velocidade Ajustável (ASL) e Lane Departure Warning System / Lane Keep Assist.

No patamar Advance substituem-se as jantes em liga leve de 15” por outras de 16” e junta-se a câmara de visão traseira, com imagens projectadas no ecrã sobre o tablier, concebido em materiais agradáveis ao toque. Os níveis Evolve e Advance têm um único equipamento extra, o Pack Navi inerente ao sistema de navegação, igualmente operado pelo comando HMI e visível no ecrã central.

A palete do novo modelo compacto urbano conta com 11 cores, sendo 1 sólida, 8 metalizadas, incluindo o novo Polymetal Grey, e 2 especiais, os tons Machine Grey e Soul Red Crystal. Interiormente, os estofos de novo desenho são pretos no nível de entrada e numa conjugação de preto/castanho nos restantes.

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