Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Bosch mostra tecnologias do futuro

Veículos, casas e fábricas conectadas: Inteligência Artificial na base das soluções Bosch que serão destaque no Bosch ConnectedWorld 2020 que se realiza nos dias 19 e 20 de fevereiro em Berlim, na Alemanha.

Computação poderosa para a arquitetura eletrónica do futuro – computadores para veículos: aumentar a eletrificação, automação e conectividade exigem uma melhor arquitetura eletrónica nos veículos. Uma das chaves para os veículos do futuro está em unidades de controlo poderosas. Os computadores da Bosch, aplicados à mobilidade, vão aumentar a capacidade de computação dos veículos em 1000 vezes, já no início da próxima década. Estes tipos de computadores estão já em produção, aplicados à condução autónoma, sistemas de transmissão, e na integração em sistemas de infotainment e funções de assistência à condução.

Com carga total – serviços para mobilidade: As baterias da Bosch ligadas à cloud permitem prolongar a sua vida útil em veículos elétricos. Software inteligente analisa o estado da bateria, com base na recolha de dados em tempo real, tendo em conta o meio envolvente. Isto permite reconhecer fatores de stress, como é o caso dos carregamentos rápidos. Tendo como base essa recolha de dados, o software “toma medidas” para contrariar o envelhecimento das células, através de processos de carregamento otimizados, que permitem um menor desgaste para a bateria. Através da integração dos sistemas de navegação no sistema de carregamento, é possível calcular com exatidão a autonomia do veículo, e ao mesmo tempo fazer um planeamento da rota, tendo em conta os pontos de carregamento possíveis mais próximos e até o seu pagamento antecipado.

E-Mobilidade para o transporte de longo curso sistemas de células de combustível: As células de combustível móveis oferecem maior autonomia, tempos curtos de carregamento e – com hidrogénio produzido utilizando energia renovável – mobilidade sem emissões. A Bosch planeia comercializar baterias de células de combustível que aprimorou em conjunto com a empresa sueca Powercell. Além da bateria, que converte hidrogénio e oxigénio em energia elétrica, a Bosch está a desenvolver todos os componentes essenciais do sistema de células de combustível em fase de pré-produção.

Conectar produtos, salvar vidas – Help Connect: Alguém que sofre um acidente precisa de ajuda rapidamente – independentemente de estar em casa, ou na rua a andar de bicicleta, a praticar desporto, de carro ou de mota. Para estas e outras situações de emergência, a Bosch oferece um “anjo da guarda” na forma do Help Connect. Disponível como aplicação para smartphone, esta solução de conectividade transmite informações que salvam vidas em caso de emergência, através dos centros de assistência da Bosch. A solução requer deteção automatizada de acidentes, por exemplo, através dos sensores do smartphone ou dos sistemas de assistência à condução.

Para cumprir este objetivo, a Bosch adicionou, nos seus sistemas de controlo de estabilidade para motas (MSC), um algoritmo inteligente de colisão aos sensores de aceleração. Caso os sensores detetem um acidente, relatam a falha na aplicação, que imediatamente aciona o processo de emergência. Depois de registada, a solução salva-vidas pode ser ativada a qualquer momento, em qualquer lugar e de forma automática em dispositivos conectados ou com o pressionar de um botão.

Fábricas de hoje e do futuro

Maior eficiência e transparência na produção e logística – Nexeed: O Nexeed Industrial Application System para Indústria 4.0 fornece todos os dados do processo de produção e logística num formato padronizado, identificando qualquer potencial de otimização. Este sistema já ajudou fábricas Bosch, que individualmente, conseguiram obter ganhos de eficiência de até 25%. O Nexeed Track and Trace também pode otimizar a logística: monitoriza e rastreia cargas e transportadores de carga programando sensores e gateways para reportar, de forma regular, a sua localização e status, enviando essa informação para a cloud. Isto significa que os especialistas em logística e quem faz o planeamento sabem, por exemplo, onde estão as suas paletes de caixas, ou os materiais de produção, e se chegarão tempo ao seu destino.

Peças de reposição de forma rápida e eficiente: – reconhecimento de objetos: Na produção industrial, assim que uma máquina avaria, toda a operação pode ser interrompida. Ter a peça de reposição certa economiza tempo e dinheiro. O reconhecimento visual de objetos pode ajudar: o utilizador tira uma foto da peça danificada com um smartphone e uma aplicação ajuda a identificar rapidamente a peça de reposição certa. A base para este processo é uma rede neural, treinada com uma ampla gama de dados de imagem. A Bosch desenvolveu este sistema para cobrir todas as etapas do processo: através da gravação de uma imagem da peça de reposição, o algoritmo treina a rede com os dados da imagem, a aplicação e todos os sistemas envolvidos no processo.

Sensitive robots – Projeto de pesquisa AMIRA: Nas fábricas do futuro, os robots industriais inteligentes vão desempenhar um papel importante na produção. O projeto de pesquisa da AMIRA utiliza métodos de machine learning e inteligência artificial numa tentativa de “ensinar” aos robots como executar tarefas desafiantes, que exigem grande destreza e sensibilidade.

 

In touch

Alta eficiência no fornecimento de energia limpa – células de combustível estacionárias: Para a Bosch, as células de combustível de óxido sólido (SOFC) têm um papel importante na segurança dos sistemas flexíveis de fornecimento de energia. Uma das utilizações de uma tecnologia como esta é a criação de estações de alimentação para cidades, fábricas e centros de dados, assim como para pontos de carregamento para veículos. A Bosch investiu recentemente 90 milhões de euros na Ceres Power, empresa especializada em células de combustível, aumentado a sua participação para 18%.

Um edifício pensante – Connected Building Services: Como é que um prédio de escritórios pode fazer o melhor uso possível do seu espaço? Quando é que o ar condicionado deve ser ligado numa parte específica do edifício? Todas as lâmpadas estão a funcionar? Os Connected Building Services da Bosch, baseados em sensores e na utilização da cloud, fornecem respostas para estas e outras perguntas semelhantes. Com base nos dados de um edifício, como por exemplo, em relação à ocupação ou à qualidade do ar, estes serviços oferecem suporte para uma gestão eficiente. Os utilizadores podem ajustar a temperatura e a iluminação da sala de acordo com as necessidades, aumentando a eficiência e reduzindo o consumo de energia. Além disso, os dados em tempo real das condições dos elevadores facilitam o agendamento e até a previsão de manutenção e reparações, evitando paragens não planeadas.

Plataforma expandida – Home Connect Plus: O Home Connect, a plataforma IoT aberta para todos os itens relacionados com a Bosch e também para eletrodomésticos de outras marcas, está a expandir-se da cozinha e da lavanderia para o resto da casa. A partir de meados de 2020, a nova aplicação Home Connect Plus permitirá que os utilizadores operem outras áreas da casa inteligente, independentemente do fabricante, incluindo iluminação, persianas, aquecimento, entretenimento, equipamentos de jardinagem. Isto irá tornar a vida em casa ainda mais confortável, cómoda e eficiente.

Bacalhau Espiritual com Inteligência Artificial – fornos que combinam sensores com machine learning: Um assado no ponto, ou um bolo delicioso – os fornos da Bosch Series 8 asseguram resultados extraordinários com a ajuda de tecnologia patenteada Bosch, baseada em sensores. Graças à inteligência artificial, determinados eletrodomésticos podem agora “aprender” com a experiência culinária. Quanto mais utilizar o forno, mais preciso ele será na hora de retirar as refeições para a mesa, qualquer que seja o prato a servir.

Soluções para máquinas agrícolas e quintas

Ecossistemas Digitais para agricultura inteligente – NEVONEX: o NEVONEX é um ecossistema aberto e independente que traz serviços digitais para máquinas agrícolas, permitindo a conectividade perfeita entre fluxos de trabalho e máquinas. Também serve como uma plataforma em que os fornecedores de tecnologia ou equipamento agrícola podem oferecer os seus serviços. Esses serviços podem ser executados diretamente em máquinas agrícolas novas ou existentes, desde que possuam uma unidade de controlo habilitada para NEVONEX. A conexão de sensores já incluídos ou adaptados à máquina abre um potencial de eficiência adicional – por exemplo, para otimizar a dispersão de sementes, fertilizantes ou pesticidas ou para automatizar os fluxos de trabalho.

De olho na frescura, no crescimento e no clima – sistemas de sensores inteligentes: Os sistemas de sensores conectados da Bosch ajudam os agricultores a manter debaixo de olho, de forma constante, as influências externas – e a responder em tempo útil. Com o Deepfield Connect Field Monitoring, os utilizadores recebem dados sobre, por exemplo, o clima e o crescimento das plantas, diretamente nos seus smartphones.

O sistema de irrigação inteligente ajuda a otimizar o uso da água na olivicultura. Os sensores conectados no reservatório permitem que o sistema Deepfield Connect Milk Monitoring meça a temperatura do leite, permitindo diariamente que os produtores de leite ou motoristas intervenham antes que o leite estrague. Outro sistema de sensor inteligente é o Greenhouse Guardian, que possibilita a deteção precoce de qualquer doença das plantas. Os dados sobre fatores como a humidade ou níveis de CO2 são coletados na estufa, processados na Bosch IoT Cloud com a ajuda da inteligência artificial e o risco de infeção analisado.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
CTT querem ser líderes ibéricos em Expresso & Encomendas