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Futuro elétrico Nikola TRE será produzido na Alemanha

Através da sua joint venture europeia, a IVECO e FPT Industrial, marcas integradas na CNH Industrial, e a Nikola Motor Company irão produzir o Nikola TRE na unidade de produção da IVECO em Ulm, Alemanha.

Esta parceria estratégica e exclusiva para camiões pesados levou a CNH Industrial a adquirir uma participação de 250 milhões de dólares na Nikola, tornando-se no principal investidor de Série D. Ao anúncio da parceria no Dia de Mercados de Capital da CNH Industrial, em setembro de 2019, seguiu-se, em dezembro, a apresentação do Nikola TRE (imagem acima), um veículo pesado de propulsão eléctrica a bateria (BEV), que constitui o primeiro avanço no sentido do futuro modelo eléctrico a célula de combustível (FCEV).

Atualmente, as instalações de Ulm são o centro de engenharia de chassis da IVECO. Estas instalações situam-se no coração da região de Baden-Württemberg, cujos responsáveis locais apostam na criação de um centro de referência de mobilidade para veículos a célula de combustível, contando com a mão-de-obra qualificada e os laboratórios de pesquisa ali instalados. As autoridades regionais criaram fundos de investimento para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento na zona, onde existe também uma forte implantação de indústria automóvel.

Além disso, o Governo Federal alemão lançou recentemente o seu projeto de Estratégia Nacional de Hidrogénio, que tem como objetivo expandir o papel inovador das empresas nas tecnologias do hidrogénio. No âmbito desta estratégia, o governo alemão dispõe de um total de dois mil milhões de euros para financiar o programa de inovação do hidrogénio, incuindo o desenvolvimento das necessárias infraestruturas de distribuição.

“A nossa joint-venture europeia com a NIKOLA e o presente anúncio, são a prova definitiva de que os transportes de longo curso com zero emissões estão em marcha, resultando em benefícios ambientais reais para os transportadores de longa distância e os cidadãos de toda a Europa. A decisão de construir o Nikola TRE em Ulm – um centro de excelência em engenharia de camiões pesados – reforça a localização estratégica do local no coração do cluster de tecnologia de células de combustível da Alemanha”, afirmou Hubertus Mühlhäuser, Diretor Executivo da CNH Industrial

Na primeira etapa do projeto, a empresa em regime de joint-venture vai investir 40 milhões de euros na modernização da fábrica, que se dedicará à montagem final do veículo. O início da produção está previsto para o primeiro trimestre de 2021, com a entrega das primeiras unidades Nikola TRE a decorrer no mesmo ano.

Os primeiros modelos a entrar em produção serão os camiões articulados 4×2 e 6×2 com baterias modulares e escaláveis, com capacidade até 720 kWh, e um propulsor elétrico que fornece até 480 kW de potência contínua.

As instalações de Ulm receberão os módulos de produção enviados pelas fábricas da IVECO em Valladolid e Madrid, Espanha, o que permitirá um rápido aumento de produção para fazer face à esperada elevada procura por parte dos clientes. As versões elétricas das células de combustível, construídas na mesma plataforma, serão testadas em 2021, de acordo com o projeto H2Haul, financiado pela UE, com vista ao lançamento no mercado em 2023.

O Nikola TRE atualmente em desenvolvimento é baseado na nova plataforma IVECO S-WAY (imagem acima) e integra as tecnologias, sistemas de controlo e de infoentretenimento da Nikola. Os testes deverão começar em meados de 2020, utilizando os protótipos que serão apresentados no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, Alemanha, em setembro.

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