Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

SEAT utiliza robots autónomos na fábrica de Martorell

A fábrica da SEAT em Martorell avança na direção do seu objetivo de se tornar uma fábrica mais sustentável, digitalizada e inteligente.

A SEAT é o primeiro fabricante industrial na Europa a ter veículos guiados automaticamente em zonas externas (automated guided vehicles, em inglês) com navegação SLAM (simultaneous localization and mapping, em inglês), ligação 4G e carregamento de baterias elétricas por indução.

Até ao momento, oito AGVs estão a circular fora das oficinas de produção da fábrica de Martorell para automatizar o transporte de peças. Os novos veículos juntam-se aos 200 AGVs que fornecem peças dentro das oficinas de montagem nas fábricas de Martorell e Barcelona.

Cada AGV externo e as suas carruagens compõem um comboio de 25 metros com capacidade máxima de transporte de 10 toneladas, que juntamente com os veículos fazem um percurso de 3,5 quilómetros. Graças à navegação SLAM, esses veículos não são guiados por fita magnética ou fios, reduzindo os custos de manutenção. São mais versáteis para se adaptar a novas rotas e a sua instalação não requer nenhuma construção. Ao todo, os oito AGVs viajam 240 quilómetros por dia.

No momento, já existem duas rotas operacionais entre a prensa e as oficinas de carroçaria, nas quais são entregues peças laterais do veículo e elementos móveis, como escotilhas e portas, o que reduz com o transporte de camiões entre estas oficinas.

O uso da frota de AGVs externos permite uma redução de 1,5 tonelada de CO2 por ano, pois até agora essas entregas eram feitas com um camião e um trator. O uso desses AGVs permite um fornecimento mais eficiente e económico, e reduz os stocks no ponto de partida e no destino, bem como o tráfego de veículos dentro da fábrica. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a ASTI Mobile Robotics e com a Telefónica.

O vice-presidente de produção e logística da SEAT, Dr. Christian Vollmer, afirmou que “nos últimos anos, a SEAT tem introduzido inovações pioneiras no campo da logística e este é outro exemplo do nosso compromisso em nos tornar uma referência para a Indústria 4.0. A incorporação do AGV externo permite-nos otimizar os processos de produção e logística de maneira eficiente, sustentável e conectada”.

Indústria 4.0

Com este projeto, a SEAT melhora a sua eficiência e avança com o objetivo de tornar Martorell uma fábrica mais inteligente através da Internet of Things, em ambientes industriais onde a automação e a digitalização de processos são essenciais.

Nos últimos anos, a SEAT aplicou inovações tecnológicas em todo o seu ciclo de produção, como os próprios AGVs, integrados na linha de produção para o transporte de peças, o uso de drones para entrega urgente de peças e robots colaborativos que, combinados com uma gestão de dados mais eficiente, graças ao uso de inteligência artificial, big data e blockchain, permite processos mais eficazes, flexíveis e ágeis.

Todas estas novidades 4.0 coexistem com os 7.900 trabalhadores, que atualmente produzem 2.300 veículos por dia.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Estas profissões vão desaparecer já a partir deste ano. Saiba se a sua é uma delas
Marketeer
CTT querem ser líderes ibéricos em Expresso & Encomendas