Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Project Vector: O futuro da Mobilidade Urbana para a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover revelou esta terça-feira o novo concept car denominado Project Vector, como parte do compromisso “Destination Zero” da marca, oferecendo a sua visão de uma mobilidade urbana autónoma, elétrica e online.

A missão “Destination Zero” da Jaguar Land Rover é um projeto que ambiciona a criação de uma sociedade mais segura, saudável e com um meio-ambiente mais limpo. A partir de um processo de inovação incessante, a marca britânica luta por um futuro de zero emissões, zero acidentes e zero engarrafamentos, através dos seus produtos e serviços, mas também das suas instalações. Como nova etapa desta viagem, o conceito Project Vector vai revelar um veículo elétrico avançado, flexível e multifuncional que está pronto para ter “autonomia própria”.

Durante a apresentação, Sir Ralf Speth, Chief Executive Officer, da Jaguar Land Rover, referiu: “A Jaguar Land Rover compreende as tendências das sociedades modernas. O Project Vector mostra a Jaguar Land Rover como líder na inovação necessária para tornar as nossas sociedades mais seguras, mais saudáveis e com um meio-ambiente mais limpo. Através deste projeto, colaboramos com as mentes mais brilhantes da academia, da cadeia de fornecedores e dos serviços digitais para criar sistemas de mobilidade integrados e online – os pilares fundamentais para erguer o projeto “Destination Zero”. O Project Vector é um passo corajoso e inovador, necessário para levar a cabo a nossa missão.”

Este concept car, compacto e flexível, tem apenas quatro metros de comprimento e foi projetado para a cidade, com as suas baterias e unidades de tração colocadas numa superfície plana, de modo a possibilitar vários tipos de utilizações. O espaço interior revolucionário permite várias configurações dos bancos para utilização particular, partilhada e mesmo comercial, como serviços de entrega de última hora.

Desenvolver hoje a mobilidade do amanhã

O conceito Project Vector foi criado com o objetivo de aumentar a qualidade de vida urbana no futuro. Foi desenvolvido no National Automotive Innovation Centre por ter a vantagem de possibilitar o trabalho em colaboração com os parceiros académicos e colaboradores externos. Possibilita igualmente tirar proveito de uma mobilidade mais ampla, desde o modo como os clientes interagem com os serviços de mobilidade, até à infraestrutura necessária para integrar os veículos autónomos nas nossas cidades.

Dr. Tim Leverton, Project Director afirmou: “As mega tendências de urbanização e digitalização tornam os sistemas de mobilidade urbana online necessários e inevitáveis. Os veículos partilhados e particulares vão utilizar o mesmo espaço e estarão ligados às redes de transportes públicos, de modo as que as pessoas possam deslocar-se a pedido ou de forma autónoma. Esta é uma tarefa complexa, que será conseguida mais eficazmente trabalhando em conjunto com os nossos vários parceiros na área automóvel, digital e de infraestruturas.

Com a força tecnológica e engenharia de excelência da Jaguar Land Rover, podemos fornecer uma oportunidade única para que as mentes mais inovadoras possam desenvolver serviços de mobilidade urbana altamente funcionais, perfeitamente integrados na vida quotidiana”

E acrescentou: “as deslocações urbanas do futuro serão um misto de veículos particulares e partilhados, com acesso a serviços contratados e a pedido, a par dos transportes públicos disponíveis. A nossa visão apresenta o veículo como uma parte flexível da rede de mobilidade urbana que pode ter várias finalidades.”

A intenção é a de colaborar com a Câmara Municipal de Coventry e com as autoridades de West Midlands de modo a poder fornecer um serviço de mobilidade em 2021, como se fosse um laboratório vivo para a mobilidade do futuro nas ruas de Coventry.

O Professor Dr. Gero Kempf, Chief Engineer, termina: “É igualmente uma oportunidade única – uma plataforma projetada e concebida em torno de um centro urbano, que utiliza veículos de um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo como se fossem telas em branco, para posteriormente dar lugar aos projetos e serviços melhor concebidos, tudo ligado entre si através de apps no seio do ecossistema de uma cidade inteligente.”

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...