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Fórum Nissan: Faltam incentivos à mobilidade elétrica para comerciais

O diretor-geral da Nissan em Portugal, António Melica, afirmou esta quarta-feira estar confiante no crescimento do mercado dos elétricos em Portugal, mas alertou para a falta de medidas de incentivo no segmento dos veículos comerciais.

“É necessária uma mudança de mentalidades quer por parte das empresas quer também por parte das autarquias”, defendeu António Melica em declarações à agência Lusa, à margem do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente.

Segundo o responsável da Nissan em Portugal, “as empresas devem considerar a mudança seriamente, fazer as contas, olhar para os números, porque as vantagens são enormes a todos os níveis. Estamos muito entusiasmados com os veículos de passageiros, mas os comerciais continuam a aumentar, continuam a poluir e a fazer barulho nas cidades. Temos que fazer uma mudança, aumentar os benefícios”.

António Melica reconhece ser difícil encontrar medidas de discriminação positiva neste segmento, mas sugere por exemplo a limitação de zonas das cidades a veículos de emissão zero, como é prática já em outras cidades europeias: “Não existe ainda uma evolução clara, mas existe potencial para crescimento também nos comerciais”.

Segundo os dados apresentados, a Nissan é o líder “absoluto” nos veículos elétricos de passageiros, com as vendas do modelo LEAF a alcançarem as 1.660 unidades, tornando o país o 6.º mercado por importância na Europa ocidental e o 9.º no mundo. Em Portugal, a marca registou uma quota de mercado de 4,2% – entre abril e dezembro de 2019 -, com a venda de perto de 9.000 carros, 16% dos quais elétricos.

A Nissan investiu já cerca de um milhão de euros na instalação de 52 “carregadores rápidos” e prevê continuar a investir para alcançar os 100 carregadores até 2022. “Neste trimestre, com incentivos governativos que vão sair em março, esperamos aumentar ainda mais este peso dos veículos elétricos”, afirmou o responsável da Nissan em Portugal.

Para 2020, o objetivo da empresa é passar os 20% de vendas do modelo Nissan LEAF e “trabalhar sobre o veículo comercial”, concluiu.

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