Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Uma das maiores instalações de I&D da Europa inaugurada no Reino Unido

O Príncipe de Gales inaugurou esta terça-feira uma das maiores instalações de investigação e desenvolvimento automobilístico da Europa, o ‘National Automotive Innovation Centre’ (NAIC), na Universidade de Warwick, em Coventry, no Reino Unido.

Os inovadores investigadores, engenheiros e projetistas deste centro abordam os principais desafios atuais da mobilidade da nossa sociedade para dar forma ao futuro do setor automóvel, a partir do coração do Reino Unido.

O NAIC, que reúne as mentes mais brilhantes do setor privado e académico, está na vanguarda da investigação e desenvolvimento em matéria de mobilidade e sustentabilidade para o futuro. Nas suas instalações vão ser criados os veículos e as soluções de mobilidade do futuro, com todas as capacidades necessárias para manter o Reino Unido como uma potência mundial. O NAIC situa-se no centro do ecossistema da região de Midlands e atrai o crescimento económico facilitando igualmente a consecução da estratégia “Destination Zero”.

Na visita do Príncipe de Gales, a Jaguar Land Rover, a Tata Motors e a WMG apresentaram os seus projetos de mobilidade sustentável, incluindo os seus últimos veículos elétricos e autónomos.

A Jaguar Land Rover apresentou as suas mais recentes investigações no âmbito do projeto de um concept car, que representam o próximo passo da sua estratégia “Destination Zero”, apostada na criação de uma sociedade mais segura, saudável e com um meio-ambiente mais limpo. Com os olhos postos numa inovação contínua, a marca trabalha por um futuro com zero emissões, zero acidentes e zero engarrafamentos através de medidas implementadas nas dsuas instalações, dos seus produtos e serviços.

No seu discurso de inauguração, o Prof. Sir Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover, disse: “Na Jaguar e na Land Rover acreditamos na possibilidade de criar um futuro melhor em matéria de mobilidade. Um futuro com zero emissões, zero acidentes e zero engarrafamentos. Graças ao projeto “Destination Zero” e ao National Automotive Innovation Centre, vamos conseguir estes objetivos. Neste centro, académicos, fabricantes e fornecedores vão desenvolver infraestruturas de transporte seguras e inteligentes que integrem os veículos autónomos e o transporte público; vão projetar veículos de emissões zero alimentados com carregadores inteligentes e energias renováveis; e vão inovar em matéria de fabrico digital e de materiais com o objetivo de eliminar os resíduos.”

Centro colaborativo

Este centro com 33 mil metros quadrados foi projetado para ser um local inovador de trabalho colaborativo, para reunir centenas de académicos, projetistas, investigadores e engenheiros. Vai estar equipado com escritórios, oficinas, laboratórios, salas de engenharia virtual e instalação de motores, tudo isto equipado com a mais recente tecnologia.

O falecido Professor Lord Bhattacharyya, fundador da WMG, idealizou o conceito NAIC, razão pela qual este edifício foi batizado em sua homenagem.

Os parceiros que trabalham em conjunto no NAIC dão forma ao futuro e apoiam a próxima geração de engenheiros, projetistas e investigadores. No NAIC, estudantes e estagiários trabalham lado-a-lado com especialistas e líderes nas suas áreas. Graças a uma vasta variedade de programas educativos, planeamentos eficazes e aprendizagem permanente, os três parceiros desenvolveram um plano de estudos que fomenta as tecnologias emergentes e as soluções de mobilidade.

O Professor David Mullins, diretor da WMG, declarou: “A ideia do Professor Lord Bhattacharyya para as gerações futuras de projetistas, investigadores e engenheiros consistia em fomentar a sua inspiração através de projetos conjuntos de investigação executados num todo entre fabricantes, fornecedores e académicos no National Automotive Innovation Centre. “Mantivemo-nos fiéis ao nosso compromisso de oferecer as capacidades necessárias para manter a competitividade global do Reino Unido e desenvolver planos de estudo, como é o caso do nosso programa de formação profissional, orientado para as tecnologias emergentes e soluções de mobilidade.”

Mobilidade sustentável para o futuro

A Jaguar Land Rover, a Tata Motors e a WMG estão a desenvolver a próxima geração de veículos elétricos no NAIC.
Hoje apresentaram alguns dos seus projetos mais avançados, como é o caso do acesso à competição Formula Student da Universidade de Warwick e do projeto Warwick Moto, dirigido pela WMG; o Nexon EV da Tata Motors, o seu modelo acessível mais recente e o Tata Hexa autónomo, juntamente com o último protótipo Jaguar I-PACE de condução autónoma da Land Rover e o Land Rover Discovery ADAS.

Bem-estar sustentável

Tanto o edifício como todas as suas instalações interiores foram projetadas tendo em conta os princípios de sustentabilidade e bem-estar.

A construção do NAIC recebeu a classificação máxima de Excelente atribuída pelo BREEAM – o método mais antigo do mundo para avaliar, classificar e certificar a sustentabilidade dos edifícios -, e conta com um conjunto fotovoltaico no telhado e um sistema regenerativo de aquecimento elétrico. Debaixo de um dos maiores telhados de madeira laminada encolada do mundo encontram-se os escritórios, inundados de luz natural e dispostos em redor de um enorme átrio iluminado pelo sol.

Este centro de 150 milhões de libras (cerca de 180 milhões de euros) faz parte da aliança entre a Jaguar Land Rover, a WMG, a Tata Motors e a Universidade de Warwick, e já recebeu 18 milhões de Euros de financiamento atribuídos pelo fundo Research Partnership Investment Fund do governo do Reino Unido, através do departamento Research England.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...