Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Tesla tem luz verde para abater floresta na Alemanha

A Tesla recebeu luz-verde da Justiça alemã a abater uma área florestal em Berlim, na Alemanha, para construir uma fábrica, a primeira fábrica da marca na Europa, revela o Deutsche Welle.

As obras da chamada Gigafactory da marca automóvel geraram polémica e chegaram a ser suspensas por questões ambientais, depois de grupos ambientalistas terem interposto acções contra o abate de árvores no município de Grünheide, nos arredores de Berlim.

Elon Musk, presidente executivo da Tesla, argumentou que a floresta não é natural, mas sim plantada para a indústria do papel. Salientou também que a fábrica gastará muito menos água do que os ambientalistas defendem.

Recorde-se que também Portugal chegou a ser estudado pela Tesla em 2012, mas o investimento nunca chegou a ser concretizado. Anos mais tarde, em 2016, houve até contactos oficiais com o Governo de António Costa e o Alentejo foi apontado como a região portuguesa mais provável para a marca instalar a sua gigafábrica, mas o negócio acabou por ruir no ano passado.

Esta será a segunda gigafábrica da Tesla e também vai ter um centro de engenharia e de design. A primeira, fruto de um investimento de cinco mil milhões de dólares, foi construída em pleno deserto do Nevada, nos Estados Unidos da América, que começou a produzir em janeiro de 2017.

A Tesla conta já com uma fábrica europeia, na Holanda, mas esta unidade não produz carros. Nestas novas instalações, a marca pretende fabricar carros eléctricos e baterias.

(Texto de Ana Rita Rebelo)

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...