Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

DS 9 revelado (oficialmente) horas antes do previsto

Depois das primeiras imagens surgirem na internet – pela mão da própria DS – a marca francesa decidiu antecipar oficialmente a revelação da sua nova berlina topo de gama DS 9.

Após o DS 7 CROSSBACK e o DS 3 CROSSBACK, a DS Automobiles decidiu entrar no segmento das berlinas executivas com o DS 9 onde o conceito DS LOUNGE integra, pela primeira vez, o savoir-faire do luxo francês no habitáculo de uma berlina do segmento D.

Com 4,93 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e jantes de grandes dimensões, com 690 mm de diâmetro, o DS 9 causa uma impressão de maior impacto do que outras berlinas da sua classe. O modelo assenta numa nova declinação da arquitetura EMP2 (Efficient Modular Platform 2), com uma distância entre eixos jamais alcançada, o que beneficia muito os passageiros atrás. O seu design revela uma silhueta elegante, com um óculo traseiro fortemente inclinado, ao estilo fastback.

Com uma arquitetura de três volumes, o DS 9 prossegue a tradicional linguagem de design da DS Automobiles, com uma frente expressiva marcada pelas DS WINGS e o design paramétrico da grelha, com o seu efeito diamante tridimensional, que reforça o caráter e acentua o relevo. No capô destaca-se o sabre guilhochado ‘Clous de Paris’, sendo a primeira vez que esta assinatura de interior da DS surge fora do habitáculo.

Numa alusão direta ao DS original de 1955, o DS 9 revela também formas cónicas nas extremidades exteriores do tejadilho. Inspiradas na lendária berlina, elas foram redesenhados para acolher novas luzes traseiras, que assinalam a presença do DS 9.

A fluidez de uma linha ininterrupta traduz-se num contorno que nasce na grelha do capô e evolui pelo pára-brisas, tejadilho e tampa da bagageira. As secções laterais são lisas, com uma linha alongada que se prolonga dos faróis dianteiros às óticas traseiras. Este caráter é reforçado pelos puxadores das portas embutidos, pela cor da carroçaria e pelo tejadilho bicolor, que enfatiza a sua elegância.

Na secção traseira é também evidente o objetivo de integrar cada aspeto de design numa única expressão. Os guarda-lamas traseiros, o logótipo e a tampa da bagageira estão interligados com a mesma fluidez. Perfeitamente integradas neste esquema, as óticas esculpidas assumem o efeito de escamas, criando um contraste de efeito tridimensional vincado. As óticas decoradas por sabres laterais constituem uma homenagem aos elementos de design dos grandes carroçadores franceses da década de 1930.

E-TENSE: O sistema híbrido com potências até 360 cavalos

O DS 9 começará por ser proposto com um novo propulsor E-TENSE plug-in híbrido, composto por um motor a gasolina PureTech turbo e um motor elétrico, com uma potência combinada de 225 CV e com uma capacidade de autonomia entre os 40 e 50 quilómetros (WLTP) em modo zero emissões, graças a uma bateria de 11,9kWh.

Acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, o motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 80 kW (110 CV) e um binário de 320 Nm. Este propulsor é utilizado no arranque, no aumento da aceleração a qualquer velocidade e na condução em modo zero emissões, até aos 135 km/h.

Para maximizar a eficiência, o modo Electric é sempre selecionado automaticamente no arranque. É complementado por um modo Hybrid, concebido para gerir automaticamente os diferentes tipos de energia: condução 100% elétrica, 100% a gasolina ou a combinação de ambos, se a situação o exigir. Estas transições são extremamente suaves e discretas.

O modo E-TENSE Sport aproveita ao máximo a potência disponível a partir da combinação do motor a combustão e do motor elétrico, ajustando o mapeamento do pedal do acelerador, caixa de velocidades, direção e suspensão pilotada. Tudo isto aumenta o prazer do condutor e a eficácia dinâmica, em total tranquilidade.

O DS 9 utiliza um sistema de recuperação de energia que recarrega a bateria nas fases de desaceleração ou travagem, reforçado com uma função de travagem evoluída, ativada ao puxar para trás o seletor da caixa de velocidades (função “B”).

Além disso, a função E-Save permite reservar níveis de energia na bateria para cumprir determinadas secções do percurso no modo Zero Emissões (um dos vários níveis disponíveis) quando, por exemplo, o condutor sabe que vai entrar em zonas urbanas ou exclusivas para Baixos Níveis de Emissões (BNE).

O carregador de bordo de 7,4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h30, em pontos de carregamento domésticos ou públicos, utilizando, para o efeito, o cabo fornecido de série.

Muito em breve, a gama será reforçada com mais dois propulsores E-TENSE: um primeiro com 250 CV, tração dianteira e maior autonomia (disponível na China logo desde o lançamento), e um segundo com 360 CV e tração integral inteligente. Será também lançada uma versão apenas com motor a gasolina PureTech de 225 CV.
Todas as versões estão equipadas com caixa uma automática de oito velocidades, suave e rápida.

DS LOUNGE: O savoir-faire do luxo francês

E se o conforto nos bancos traseiros fosse igual aos bancos dianteiros? Com o conceito DS LOUNGE, a DS Automobiles oferece uma experiência de primeira classe a todos os ocupantes do DS 9.

O requinte dos materiais de qualidade integrados em superfícies amplas, um tablier totalmente revestido a Couro Nappa e os bancos confecionados em forma de bracelette, complementam o cuidado colocado em todos os detalhes. Os botões em forma de cristal e sensíveis ao toque, o revestimento em Alcântara no tejadilho e nas palas do sol e os puxadores das portas revestidos manualmente em couro são um convite ao toque e aos sentidos.

Com a sua longa distância entre eixos de 2,90 metros, o DS 9 oferece uma grande generosidade de espaço nos bancos traseiros. Os bancos são aquecidos, refrigerados e com massagem, uma estreia na classe. O apoio de braço central tem um papel importante no conforto geral, apresentando características típicas de segmentos superiores, como o revestimento em couro, os espaços de arrumação com fichas USB integradas, os comandos da função de massagem dos bancos e a iluminação de boas-vindas multicolor.

O DS 9 confere um novo significado ao conforto individual, onde cada configuração pode ser ajustada de modo a proporcionar um prazer único e requintado. Esta característica especial permite que cada ocupante assuma o comando do seu próprio conforto.

Personalização “DS Inspirations”

Este conforto de primeira classe é também demonstrado pelas opções de personalização “DS Inspirations”. Cada tema interior, batizado com o nome de bairros famosos de Paris, tem o seu próprio carácter, com bancos em couro ou Alcantara.

A atenção prestada a cada detalhe confere um vasto conjunto de possibilidades, com os bancos em couro granulado nas opções DS Inspiration BASTILLE ou DS Inspiration RIVOLI, Alcantara preto na DS Inspiration PERFORMANCE Line e o couro Art Rubis Nappa da DS Inspiration OPÉRA, com o seu design icónico em bracelette de relógio. Esta assinatura topo de gama é também oferecida com iluminação ambiente ajustável e multicolor, com oito tonalidades de cor, projetadas para criar um ambiente acolhedor, e um volante integralmente revestido a couro Art Rubis.

A atenção ao detalhe, fruto de um trabalho de alta precisão e qualidade, faz parte do savoir-faire francês. Os comandos em forma de cristal sensíveis ao toque, as costuras ‘Ponto Pérola’ que realçam o requinte da confeção tipo bracelette dos bancos, e o revestimento do tablier e dos painéis das portas são outros exemplos da elevada atenção ao detalhe. Os comandos da consola central possuem um acabamento guilhoché ‘Clous de Paris’, a icónica assinatura da conceituada casa relojoeira francesa, consubstanciada pelo relógio B.R.M rotativo a 180º, que surge no topo do tablier.

Post-production : Astuce Productions

Cada vez mais tecnológico

Além do DS LOUNGE, que é já uma referência na sua classe, o DS 9 beneficia das mais recentes tecnologias que fazem a excelência noutros modelos na gama DS:

  • DS DRIVE ASSIST – o DS 9 permite ao seu utilizador desfrutar de uma condução semiautónoma de Nível 2, o que garante a cobertura de grandes distâncias com o maior conforto e os melhores níveis de segurança. A velocidade é controlada em função do ambiente exterior no qual o DS 9 se desloca. O sistema utiliza vários sensores para posicionar o DS 9 precisamente na sua faixa, de acordo com as intenções do condutor no controlo da direção. Utilizável até aos 180 km/h (consoante a legislação de cada país), o sistema controla a velocidade e a direção, sempre com a supervisão do condutor, a fim de garantir segurança e tranquilidade.
    A gestão da velocidade é assumida pelo controlo de velocidade adaptativo, ligado a um dispositivo que controla a potência. Entre outras coisas, o sistema controla a condução em engarrafamentos: se o carro estiver imobilizado menos de três segundos, o motor volta a arrancar automaticamente. Caso o carro esteja imobilizado durante mais tempo, basta pressionar um botão ou o pedal do acelerador para o motor do DS 9 arrancar novamente.
  • DS PARK PILOT – nas manobras de estacionamento, o DS PARK PILOT deteta um espaço de estacionamento em andamento, ao passar por ele até 30 km/h de velocidade. De seguida, o condutor indica no seu touchscreen que pretende estacionar, paralelamente ou em espinha. Depois, basta manter pressionado o botão Park e aguardar que a tecnologia assuma o comando. A aceleração, a travagem e a direção são controladas automaticamente no acesso ou saída do lugar de estacionamento. Para interromper o movimento do carro, basta libertar o botão.
  • DS SAFETY – em viagens mais longas, a baixa visibilidade ou a falta de atenção são, muitas vezes, sinónimos de perigo. Para tornar a condução mais segura, o DS SAFETY congrega seis funções principais: DS NIGHT VISION, DS DRIVER ATTENTION MONITORING, DS ACTIVE LED VISION, monitorização do ângulo morto, travagem automática de emergência e reconhecimento alargado de sinais de trânsito.
  • DS NIGHT VISION – desempenha uma função na leitura da estrada durante noite. A sua câmara de infravermelhos na grelha frontal deteta peões, ciclistas e animais na estrada, até 100 metros à frente da viatura. O condutor visualiza a situação em infravermelhos, no grande painel de instrumentos digital, e observa os níveis de perigo primeiro em amarelo e depois em vermelho. Com este tipo de alerta, o condutor poderá, assim, reagir.
  • DS DRIVER ATTENTION MONITORING – através de uma câmara de infravermelhos montada acima do volante, com o suporte de uma câmara na zona superior do pára-brisas, o DS DRIVER ATTENTION MONITORING observa continuamente os olhos do condutor em busca de sinais de fadiga (piscar de olhos), a sua face (para onde está a olhar), os movimentos da cabeça que indicam distração e a trajetória do veículo face às marcações na estrada, especialmente desvios ou movimentos erróneos na direção por parte do condutor. O sistema consegue identificar quaisquer perdas de atenção através da deteção de comportamentos fora do normal num destes fatores, tais como movimentos não lineares e erráticos ou piscar consecutivamente os olhos, ativando automaticamente um alerta sonoro e um alerta visual, apresentado no ecrã central, tanto de dia como de noite.
  • DS ACTIVE LED VISION – além do excelente resultado estético, o sistema DS ACTIVE LED VISION adapta-se em largura e alcance às condições de condução e à velocidade do veículo. Existem cinco modos de iluminação ativados automaticamente: Parking, Town Beam (a largura do feixe aumenta após cinco segundos de condução), Country Beam (foca para a frente a partir dos 50 km/h), Motorway Beam (aumento do alcance a partir dos 110 km/h), Adverse Weather (aumento da potência dos módulos e redução da intensidade dos projetores principais). As funções Faróis Direcionais e High Beam (comutação automática entre máximos e médios) completam este recurso. Dispondo de uma melhor capacidade de iluminação, projetada mais para a frente ou com um feixe de luz mais largo, condutor e passageiros desfrutam de maior segurança.
  • DS SMART ACCESS – o DS 9 permite ao seu utilizador deixar de recorrer à chave do veículo, passando a aceder ao mesmo através de um smartphone. Ao destrancar o veículo, os puxadores embutidos nas portas ficam expostos, como num passe de magia. A partir daqui, é possível aceder ao veículo e ligar o motor. Mesmo à distância, este sistema de controlo pode ser partilhado com os telefones de outras cinco pessoas. A app MyDS pode também desbloquear as portas do carro partilhado. Este recurso permite autorizar o acesso e o arranque do DS 9 através de outro telefone, em função do horário definido pelo proprietário. Graças à utilização da função Bluetooth, o sistema mantém-se operacional mesmo sem cobertura de rede GSM.
Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...