Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Honda aposta (forte) em tecnologias avançadas de conectividade

A Honda anunciou hoje que todos os seus modelos futuros estarão equipados com tecnologias avançadas de conectividade.

O primeiro exemplo deste anúncio é a disponibilização do aplicativo My Honda+ e do assistente Honda Personal Assistant no Honda e, tal como nos novos Jazz e Jazz Crosstar.

“O cliente de hoje quer que seu o veículo esteja ligado de forma perfeita com a sua vida e o seu dia-a-dia. Exemplo disso é o desenvolvimento de funcionalidades de conectividade de próxima geração da Honda, tais como o assistente Honda Personal Assistant e a aplicação My Honda+. Continuamos empenhados no alargamento da disponibilidade destas funcionalidades de forma a podermos ir de encontro às expetativas dos nossos clientes”, afirmou Tom Gardner, vice-presidente da Honda Motor Europe

Aplicação My Honda+

A Honda lançou a sua aplicação para smartphone My Honda+; esta aplicação permite manter o proprietário conectado remotamente ao veículo. Esta aplicação para smartphone foi redesenhada para oferecer uma experiência simples e intuitiva, dando acesso seguro a uma variedade de funções do veículo, incluindo conforto, conveniência e segurança.

A aplicação My Honda+ permite controlar a segurança antirroubo do veículo, incluindo trancar e destrancar as portas à distância. Os proprietários do Honda e têm à sua disposição uma função adicional de “chave digital” que permite partilhar em total segurança o acesso ao veículo com até cinco pessoas. A Chave Digital funciona via Bluetooth e permite fechar os vidros, abrir a tampa de carregamento e trancar e destrancar o veículo, tudo isto à distância.

No improvável evento de ocorrer uma avaria no veículo, a aplicação My Honda+ inclui uma funcionalidade de “Assistência Digital em Viagem”. Esta funcionalidade permite a realização de uma chamada direta para a assistência em viagem, com o envio automático dos detalhes do veículo através de GPS. A aplicação também permite monitorizar e localizar o veículo via GPS.

O utilizador pode ativar a função de limitação geográfica (Geofencing) inteligente do veículo, recebendo alertas caso veículo ultrapasse o limite dessa zona; como reforço da segurança do veículo, a aplicação no smartphone do cliente é notificada caso o sistema antirroubo do veículo seja ativado.

Para ainda maior segurança, todos os veículos possuem de série um sistema E-Call de assistência em viagem. Em caso de emergência, como por exemplo a insuflação de um airbag, a localização do veículo é enviada automaticamente para os serviços de emergência.

As funcionalidades de conveniência incluem a possibilidade de enviar informações de viagem, como detalhes de destinos e pontos de interesse, da aplicação My Honda+ para o sistema de navegação do veículo. No Honda e, o sistema de navegação também incorpora dados de monitorização da autonomia da bateria e levará em consideração a localização dos pontos de carregamento quando estiver programada uma viagem de longa distância, que exceda a autonomia total do veículo.

A aplicação também dá acesso aos proprietários do Honda e a funções específicas de um veículo elétrico, nomeadamente uma função de controlo remoto da bateria e um organizador de planeamento, que monitoriza o estado de carga das baterias do veículo e permite iniciar ou pausar o carregamento à distância. O calendário de carregamento permite definir os horários de carregamento numa programação diária, para que o carregamento ocorra quando estiverem disponíveis as tarifas de energia mais económicas. Os proprietários do Honda e também podem aceder remotamente ao sistema de controlo da climatização e regular a temperatura antes de entrar no veículo.

Assistente Pessoal Honda com Inteligência Artificial (IA)

As funcionalidades de infotainment e conectividade no Honda e e no Honda Jazz podem ser ativadas usando comandos de voz através do assistente Honda Personal Assistant. Lançado pela primeira vez no Honda e, e agora disponível no novo Jazz, o Honda Personal Assistant (HPA) é uma tecnologia altamente intuitiva de inteligência artificial (IA) que usa conversações naturais e uma compreensão contextual exclusiva para dar acesso a uma variedade de serviços online.

O assistente Honda Personal Assistant avalia os comandos recebidos com um nível de complexidade que excede as capacidades de outros assistentes virtuais ativados por voz. O sistema é capaz de entender vários pedidos em simultâneo, para obter respostas mais exatas a consultas específicas.

Por exemplo, o utilizador pode dizer: “OK Honda, find me an Italian restaurant with free parking, WiFi, that is open now.” (OK Honda, encontra um restaurante italiano com estacionamento e Wi-Fi gratuitos que esteja aberto agora). O assistente Honda Personal Assistant localiza as opções adequadas e apresenta-as no ecrã tátil, antes de traçar a rota ideal para o local escolhido e a exibir no ecrã de navegação.

Nova capacidade intuitiva de conectividade

O assistente Honda Personal Assistant é apenas uma funcionalidade dos sistemas de infotainment redesenhados da Honda. Ambos os carros estão equipados com interfaces de ecrã tátil, simples de usar, concebidos para minimizarem as distrações ao condutor.

No Honda Jazz, a simplificação da navegação no menu reduziu o tempo de operação dos controlos mais usados em 58%, em comparação com o modelo anterior; com isto, consegue-se uma experiência de condução e operação ainda mais segura. Como suporte deste facto, a Honda repôs os controlos físicos das principais funções, com comandos táteis e ergonómicos para a regulação dos sistemas de aquecimento e ventilação, em toda a sua gama.

Os interfaces Honda são percorridos usando o sistema de um smartphone, com controlos deslizantes com o dedo para percorrer as aplicações recentes e as listas de conteúdos multimédia. Os ecrãs podem ser configurados para atenderem a todas as preferências de utilização, possuindo atalhos personalizáveis para as funções e fontes de áudio usadas com mais frequência.

No Honda e, os ecrãs LCD táteis com 12,3 polegadas permitem trocar facilmente os conteúdos pelos dois ecrãs para que o condutor os possa utilizar de forma fácil e simples. Esta função também permite que o passageiro percorra os conteúdos, como as instruções de navegação, movendo-os para o ecrã do condutor. E, graças a esta configuração de duplo ecrã, podem ser exibidas duas aplicações lado a lado e o condutor e o passageiro dianteiro também podem selecionar e visualizar separadamente as suas aplicações. Por exemplo, enquanto o condutor segue as instruções de navegação, o passageiro dianteiro pode percorrer uma lista de músicas.

O utilizador também pode aceder a outros serviços de infotainment conectados através do ecrã tátil ou até ativá-los por voz; isto inclui informações de meteorologia, locais de estacionamento, música, navegação, localização e serviços telefónicos. O conjunto abrangente de aplicações integradas pode ser complementado pela replicação do smartphone através dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay.

Tanto o Honda e como o Honda Jazz possuem também um Hotspot Wi-Fi, para que os passageiros se possam ligar à Internet. Os ocupantes do Honda e podem ver vídeos num dos ecrãs enquanto a bateria está a carregar, enquanto o segundo ecrã mostra o progresso do carregamento.

Para a melhor utilização dos recursos, a Honda vai disponibilizar atualizações remotas de forma a manter sempre as funcionalidades e os recursos atualizados com todas as novas melhorias e funções. O manual de instruções do veículo também pode ser acedido através do sistema de infotainment. O assistente Honda Personal Assistant abre o manual de instruções na página relevante para responder às dúvidas do utilizador.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...