Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Audi A3 Sportback chega a Portugal em maio

A Audi revelou a quarta geração do A3 Sportback, que estará disponível a partir de maio no mercado nacional por um preço a rondar os 30 mil euros.

Estando previsto para estrear no Salão de Genebra esta semana, o cancelamento do evento suíço obrigou a Audi a voltar-se para o online para estrear a nova geração do A3 Sportback.

O modelo alemão  apresenta-se com 4,34 metros de comprimento (3 cm mais comprido face ao antecessor, o que lhe permitiu aumentar o espaço para ombros e cotovelos dos ocupantes), 1,43 metros de altura e 1,82 metros de largura. A bagageira de 380 litros de capacidade pode chegar aos 1200 litros, dependendo da posição dos bancos traseiros. Destaque também para os faróis diurnos digitais compostos por 15 LED.

No interior, a marca alemã aposta num novo volante e novo punho da caixa com uma base em preto brilhante e um comando do volume que reage a movimentos circulares dos dedos. Sem esquecer o novo painel de instrumentos digital com ecrã de 10,25 polegadas e um ecrã central tátil de 10,1” orientado para o condutor.

Entre os menus do novo sistema operativo MMI, compatível com Android Auto e Apple Carplay, destaque para os seis perfis de condutor, função wi-fi hotspot, reconhecimento de escrita e novos comandos por voz. O Alexa, o assistente por voz da Amazon, estará disponível a partir do verão.

Em termos de motorizações, o novo A3 Sportback será lançado com um 1.5 TFSI de quatro cilindros turbo com 150 CV e um Diesel 2.0 TDI com derivações de 116 e 150 CV. Todas estas versões de tração dianteira podem ser associadas a uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem de sete relações.

As versões a partir de 150 CV contam com uma suspensão traseira multibraços. Mais tarde, está previsto o tricilíndrico 1.0 TFSI a gasolina com 115 CV e um inédito “mild hybrid” 1.5 TFSI com recurso a um sistema elétrico de 48 V que tem a capacidade de recuperar 16 CV em situações de desaceleração e travagens suaves, assim como desligar o motor até 40 segundos. Nesta versão será possível reduzir os consumos até 10%, segundo estimativas da Audi.

Estão agendadas também versões com tração integral quattro bem como duas variantes híbridas plug-in (ambas com base no conjunto 1.4 TSI, motor elétrico e caixa DSG de seis velocidades, com dois níveis de potência). As versões de cunho mais desportivo S3 (com base num 2.0 TFSI de quatro cilindros turbo com 310 CV) e RS3 (animada por um 2.5 de cinco cilindros turbo com 400 CV) ainda poderão estar à venda até ao final do ano.

Também a versão de quatro portas A3 Limousine é esperada também ainda no decurso de 2020. De fora, ficam o A3 Cabrio e o Coupé, embora esteja previsto para mais tarde um A3 Allroad, com visual “off-road” e maior altura ao solo, com o objetivo de concorrer com o Mercedes-Benz GLA.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...