Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

#Ensaio – Volvo XC90 B5 Inscription – Elegância nórdica

Na atual gama da Volvo, este XC90 representa o topo da oferta e espelha tudo o que a marca nórdica tem para oferecer de melhor, incluindo uma motorização diesel mais amiga do ambiente.

O enorme SUV XC90 foi o primeiro modelo a surgir no mercado com a nova imagem da marca e com o enorme salto qualitativo a que a Volvo assistiu nos últimos anos. Apesar de muitos não acreditarem, a Volvo tornou-se numa marca premium capaz de fazer frente às escolhas do costume, graças a um desenho elegante e moderno, mas também com um patamar de qualidade bem mais elevado.

O XC90 é um excelente exemplo de tudo isto, especialmente nesta versão de topo, a Inscription. O sistema de iluminação é totalmente em LED e as luzes de condução diurna foram inspiradas no martelo de Thor. Na secção traseira, as óticas verticais são um dos cartões de visita da marca há diversos anos, mas conhecem aqui a sua expressão mais moderna e continuam a não dispensar o ombro mais ou menos a meio e que se ajusta com as linhas da carroçaria.

O requinte a bordo da unidade ensaiada fica ainda mais evidente por se tratar de uma versão Inscription, a mais recheada da gama. É aqui que encontramos as melhores escolhas de pele para o habitáculo e os mais variados tons de madeira ou alumínio para diversos componentes decorativos a bordo. Neste caso, os tons claros cativam-nos desde o primeiro momento, sendo que todo este ambiente mais luxuoso, casa na perfeição com elementos como o comando da caixa de velocidades em cristal da Orrefors ou o sistema de som topo de gama, com a assinatura da Bowers & Wilkins.

O XC90 é também o modelo perfeito para qualquer família. A bordo, há sete lugares e os da terceira fila são utilizáveis e não estão apenas reservados a crianças. No entanto, também se podem rebater caso não estejam a ser utilizados e dar origem a uma bagageira de tamanho muito generoso e onde cabe quase tudo. Para completar o excelente ambiente a bordo, a unidade ensaiada contava igualmente com a presença do teto de abrir panorâmico, que oferece uma luminosidade a bordo bem mais apelativa, especialmente com o tom dos estofos mais claros aqui presentes.

Além de tudo isto, há ainda a necessidade de referir o momento em que a marca nórdica se encontra. Foi já no final de outubro que a marca nos mostrou o seu primeiro automóvel totalmente elétrico, que se juntou a outras tecnologias de locomoção baseadas na eletrificação com o objetivo de entrar em grande no novo ano. E atualmente, toda a gama de modelos Volvo conta com soluções eletrificadas, mesmo quando se trata da opção diesel da gama, como este XC90 com a designação B5 que aqui lhe apresentamos.

Neste caso, além do motor diesel de dois litros, está também presente um pequeno motor elétrico, que tem a missão de ajudar o de combustão quando este tem de efetuar um maior esforço. Nos arranques, por exemplo. O sistema elétrico desta versão usa um sistema de 48 volts e conta com uma bateria capaz de armazenar energia recuperada através da travagem do XC90. Além disso, a maior potência do sistema elétrico também faz com que todos os componentes que necessitam de eletricidade consigam ser alimentados de uma forma mais eficiente quando o carro tem o motor de combustão desligado num semáforo, por exemplo. E no final, com a ajuda da eletricidade, as médias de consumo conseguem ser mais comedidas e as emissões poluentes mais baixas, o que traz diversos benefícios para o ambiente e para a carteira.

O Volvo XC90 B5 híbrido com caixa automática e sete lugares a bordo tem um preço base ligeiramente acima dos 70 mil euros, graças a uma campanha que a marca tem a decorrer até ao final de janeiro. No entanto, se nos restringirmos aos preços de tabela, a versão Inscription que vê aqui nas imagens já tem um preço base a tocar na fasquia dos 90 mil euros. E se adicionarmos todos os extras presentes na unidade ensaiada, o valor final, então, já fica quase com seis algarismos. Em troca, tem acesso a um dos melhores exemplos da produção automóvel nórdica, com tudo o que isso inclui em temos de segurança, design, tecnologia e uma enorme preocupação com o ambiente de uma forma atual e real, e não apenas numa projeção do que poderá vir a ser feito no futuro. E por isso, a Volvo está de parabéns!

VEREDICTO
Uma elegância elevada e um ambiente requintado a bordo são as coisas que mais sobressaem neste Volvo XC90, mas as novas tecnologias híbridas adaptadas às motorizações diesel também trazem diversos benefícios em termos de consumos e emissões poluentes.

FICHA TÉCNICA

Volvo XC90 B5 AWD Inscription

MOTOR: 4 cilindros em linha; injeção direta com turbo; Cilindrada (cm3): 1.969; Potência máxima (cv/rpm): 235/4.000; Binário máximo (Nm/rpm): 480/n.d.; TRANSMISSÃO: Tração integral; Caixa automática Geartronic de oito velocidades; Suspensão (fr./tr.): Independente, com triângulos sobrepostos/ Eixo integral; DIMENSÕES: Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.953/1.931/1.776; Distância entre eixos (mm): 2.984; Largura de vias (fr./tr.) (mm): 1.673/1.675; Travões (fr./tr.) Discos ventilados/Discos ventilados; Peso (kg): 2.012; Capacidade da bagageira (l): 83; Depósito de combustível (l): 71; Pneus (fr./tr.): 275/45 R20; PRESTAÇÕES: Aceleração de 0-100 km/h (s) 7,6; velocidade máxima (km/h) 220; CONSUMOS:velocidade baixa/média/alta/extra alta/combinado (l/100 km): 8,3/6,2/5,4/6,6/6,4; Emissões de CO2 (g/km) 167;

PREÇO (versão base): 89.040 euros
PREÇO (unidade ensaiada): 97.533 euros

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...