Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

BMW, Daimler e Nissan também suspendem produção

Depois da FCA, Ford, PSA, Renault, Toyota e Volkswagen, é a vez da BMW, Daimler (dona da Mercedes-Benz) e Nissan anunciarem a suspensão da sua produção na Europa.

A BMW (dona da MINI e Rolls-Royce) vai fechar as suas fábricas na Europa (e na África do Sul) –  que representam metade da capacidade de produção -, até 19 de abril devido à pandemia do novo coronavírus.

O construtor automóvel alemão espera um impacto “significativo” nos resultados de 2020 e prevê nomeadamente uma “forte descida” dos resultados líquidos antes de impostos, para os quais tinha previsto até agora uma forte subida. Em 2019, os resultados líquidos da BMW diminuíram 29% para 5,0 mil milhões de euros.

“A partir de hoje fecharemos as fábricas europeias e nossa fábrica de Rosslyn”, perto da capital Pretória na África do Sul, indicou o presidente executivo da BMW, Oliver Zipse, durante a conferência anual de apresentação de resultados de 2019, que completou: “Como para muitos bens, a procura de automóveis vai baixar significativamente”.

Também a Nissan e Mercedes-Benz anunciaram que irão suspender a produção nalgumas das suas infraestruturas. No caso da Nissan, a produção de automóveis em Sunderland – que fabrica os modelos Qashqai, Juke e Leaf -, será interrompida por tempo indeterminado, com a marca a apontar problemas de disrupção na cadeia de fornecimento de componentes, mas também uma quebra significativa na procura.

As mesmas razões foram também apontadas pela Daimler para a interrupção da produção de veículos da Mercedes-Benz na Europa por um período de duas semanas, afetando as diversas áreas de produção, tanto de veículos de passageiros como de comerciais ligeiros e pesados.

A marca alemã adianta também que “assim que as operações puderem ser retomadas, a companhia tomará as precauções para prevenir a infeção dos seus empregados”, mas não consegue quantificar os “efeitos económicos na Daimler de forma adequada ou fidedigna”.

 

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...