Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

A história dos SUV da SEAT

Ateca, Arona e Tarraco: são os três SUV da gama atual da SEAT, iniciada em 2016. Mas a sua origem é muito anterior. Desde há mais de três décadas, foram vários os concept cars que abriram o caminho para os SUV da atualidade.

“Proporções sólidas e desportivas, frente com personalidade atrevida e a atenção ao detalhe, em conjunto com os avanços tecnológicos atuais, são pontos comuns refletidos na gama atual”, assegura Xavier Villanueva, designer de exteriores da SEAT.

SEAT Marbella Playa Concept: Em 1991 os Nirvana publicavam o sucesso “Smells like teen spirit”. Nesse mesmo ano, a SEAT apresentava no Salão de Frankfurt o Marbella Playa Concept, um exercício de estilo atrevido em forma de pick-up, idealizado para se desfrutar do tempo livre e da natureza.

Mais alto e com uma grelha diferente da do Marbella, contava com um motor de 40 CV e estilo 4×4. “Destacavam-se as suas cores frescas e jovens, mas também os faróis de nevoeiro redondos colocados à frente”, explica Villanueva.

Salsa Emoción: Decorria o ano 2000 quando o nadador australiano Ian Thorpe arrebatou cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Sidney e a SEAT preparava um concept car para celebrar o 25.º aniversário do seu Centro Técnico. Um modelo com maior altura ao solo, 310mm em modo off road, que começava a apontar à arquitetura futura dos SUV.

“Nele aparecem pela primeira vez as linhas tensas laterais, que evoluiriam no IBX para se tornarem mais próximas dos traços do SEAT Arona”, sublinha o designer. Foi apresentado no Salão de Paris, com um motor de 250 CV que lhe permitiria enfrentar os desafios nos mais diversos terrenos. De facto, a versatilidade dos crossovers atuais já estava presente no Salsa Emoción, que contava com três modos de condução (Off Road, Sport e Street) num sistema denominado “Multi Driving Concept”.

Tribu: No mesmo ano em que Steve Jobs apresentou o primeiro iPhone (2007), a SEAT desvendava o Tribu no Salão de Genebra, um veículo que reuniu, pela primeira vez, todas as características de um SUV: estilo off road, maior altura ao solo e uma forma compacta. Seguindo a esteira do Salsa Emoción, o Tribu dispunha de três modos de condução (Urban, Sport e Freerun) e começava a combinar o caráter urbano com a essência 4×4.

“Podemos ver agora no Ateca os arcos das rodas mais quadrados e os gráficos triangulares nos farolins traseiros marcando um estilo que inspirou o SEAT Tarraco”, acrescenta Villanueva.

IBX: No início de 2011 aparecia uma desconhecida aplicação de fotografias chamada Instagram, que agora conta com mais de 1.000 milhões de utilizadores. Nesse mesmo ano, a SEAT apresentou em Genebra o IBX, dando continuidade à arquitetura SUV do Tribu mas com linhas mais vincadas.

“A frente alta, o habitáculo compacto, a tensão das superfícies e os faróis com um visual assertivo são algumas das características que conseguimos reconhecer agora no Ateca e no Arona”, sublinha Villanueva. Além disso, o IBX também inclui tecnologia vanguardista: iluminação Full LED e um motor híbrido elétrico.

20v20: Em simultâneo com a estreia em todos os cinemas do mundo de “Star Wars: o despertar da força”, a SEAT apresentava o seu último SUV concept car antes do lançamento da primeira unidade de série do Ateca. O 20v20, mostrado também pela primeira vez em Genebra, oferecia um desenho desportivo em estilo coupé com uma vincada personalidade SUV. Mas a sua principal característica estava num atributo atualmente imprescindível nos automóveis: a conectividade.

Em destaque, o Personal Drive, um dispositivo tátil em forma de moeda que funcionava como sistema de navegação móvel e como controlo remoto para ativar a climatização do automóvel. “Era como levar o coração do carro no bolso”, perspetiva Xavier Villanueva.

Altea Freetrack e Leon Cross Sport: Dois outros concepts que ajudaram a traçar o caminho dos SUV. O Altea Freetrack, mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2007, representa o culminar dos Multi Driving. O Leon Cross Sport, apresentado em Frankfurt em 2015, combinava as prestações de um automóvel desportivo compacto com a versatilidade de um todo-o-terreno.

Do concept à estrada: Estes concept configuraram o ADN dos SEAT Ateca, Arona e Tarraco; e embora cada um encerre a sua própria personalidade, todos tiveram o seu desenho nascido em Barcelona. Resultado: um segmento em explosão na Europa que representa mais de 40% das vendas da marca.

Ler Mais

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...