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#Ensaio – Volvo S60 T5 – A (boa) alternativa

O novo Volvo S60 é ainda mais elegante que o S90, o seu irmão maior e mais velho. E com a versão R-Design, esta pode muito bem ser uma boa alternativa às escolhas do costume.

A apresentação do novo Volvo S60 já aconteceu há quase dois anos e ficou marcada pelo facto de ser o primeiro a não incluir uma oferta de motores diesel na sua gama. Já conta com a mesma plataforma SPA modular que conhecemos da família 90, mas inclui um desenho mais equilibrado e ajustado ao seu segmento. Na secção dianteira continua presente o martelo de Thor nas luzes de condução diurna e atrás, o desenho dos elementos em LED é ainda mais cativante, na nossa opinião, do que os do S90. A posição da matrícula na tampa da bagageira em vez de no para-choques, também contribui para um visual mais apelativo de todo o conjunto.

A versão R-Design inclui para-choques de visual mais desportivo e dispensa os cromados quase por completo, substituindo-os por elementos pintados em negro brilhante e que ainda fazem realçar o tom vermelho da carroçaria da unidade ensaiada. Para completar o conjunto, que também tem a suspensão um pouco mais próxima do piso com o objetivo de melhorar a dinâmica, estão também presentes umas bonitas jantes de 19 polegadas e pneus de baixo perfil.

Uma vez no habitáculo, o desenho é tipicamente Volvo e recordamos o desenho da consola e dos mais variados componentes de diversos outros modelos da marca. Nesta versão R-Design, no entanto, os tons são mais escuros e os assentos bem mais desportivos e com um maior apoio lateral. As costuras em cinzento são o elemento mais diferenciador, assim como as grelhas dos altifalantes em metal com a assinatura da Harman Kardon e o monitor central, no qual podemos espelhar diversas aplicações do telemóvel através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos é totalmente digital, mas poderia ser um pouco mais personalizável e os menus do computador de bordo, controlados através dos botões existentes no volante, requerem um pouco de habituação.

A sigla T5-R colada na tampa da bagageira faz-nos lembrar de outros modelos da marca com esta mesma designação, ainda que o seu desempenho dinâmico fosse mais associado à força bruta com turbos de maiores dimensões e a obrigatoriedade de incluir um sistema de tração integral para conseguir passar toda essa potência para o solo. Com este novo modelo isso já não acontece. O motor de dois litros conta “apenas” com 250 cavalos, mas conseguimos usá-los todos de uma forma mais eficaz, mesmo com a tração a ficar restringida ao eixo dianteiro. Segundo os valores declarados pela marca, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 6,5 segundos e a velocidade máxima declarada é de 240 km/h.

Mas além de tudo isso, este S60 consegue-nos cativar mais pela sua eficácia e presença numa estrada sinuosa do que pelos números. Não sendo um desportivo puro e duro, com o modo de condução Dynamic ativo é bastante equilibrado e preciso, com uma direção direta e comunicativa e com uma suspensão eficaz e que deixa este S60 cada vez mais rápido à medida que o vamos conhecendo. No nosso ensaio, fomos brindados com bastante chuva, o que enaltece ainda mais as capacidades do chassis, mas notámos que fomos ganhando cada vez mais confiança à medida que os quilómetros e as curvas iam ficando para trás. Pode não ser o mais potente do mercado, nem o mais eficaz dos seus rivais, mas é uma proposta muito equilibrada para quem gosta de conduzir.

Com a versão R-Design, o preço do Volvo S60 T5 fica apenas um pouco acima da fasquia dos 50 mil euros, mas os opcionais disponíveis são mais que muitos e podem catapultar este valor para números menos apetecíveis com alguma facilidade. Ainda assim, quando colocado lado-a-lado com alguns dos seus principais rivais, é um valor que consegue deixar diversas pessoas a pensar, principalmente quem já tiver farto de usar os mesmos símbolos na sua chave do dia-a-dia.

VEREDICTO
Um desenho de carroçaria elegante e com todos os elementos colocados no sítio certo, acompanhados de uma motorização eficiente e equilibrada, que permite incutir um bom ritmo a este S60 numa estrada mais sinuosa.

FICHA TÉCNICA

Volvo S60 T5 FWD R-Design

MOTOR: 4 cilindros em linha; injeção direta com turbo; Cilindrada (cm3): 1.969; Potência máxima (cv/rpm): 250/5.500; Binário máximo (Nm/rpm): 350/n.d.; TRANSMISSÃO: Tração dianteira; Caixa automática Geartronic de oito velocidades; Suspensão (fr./tr.): Independente, com triângulos sobrepostos; Eixo integral; DIMENSÕES: Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.761/1.850/1.431; Distância entre eixos (mm): 2.872; Largura de vias (fr./tr.) (mm): 1.600/1.600; Travões (fr./tr.) Discos ventilados/Discos ventilados; Peso (kg): 1.677; Capacidade da bagageira (l): 442; Depósito de combustível (l): 60; Pneus (fr./tr.): 235/40 R19; PRESTAÇÕES: Aceleração de 0-100 km/h (s) 6,5; velocidade máxima (km/h) 240; CONSUMOS: velocidade baixa/média/alta/extra alta/combinado (l/100 km): 10,9/7,4/5,9/6,5/7,1; Emissões de CO2 (g/km) 161;

PREÇO (versão base): 50.428 euros
PREÇO (unidade ensaiada): 57.867 euros

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