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#Ensaio – Nissan X-Trail 1.7 dCi – Assoalhada extra

A nova motorização diesel de 1,7 litros e 150 cavalos também já está disponível no Nissan X-Trail, mas face ao Qashqai o grande benefício está no acréscimo de espaço a bordo.

O caso de sucesso do Nissan Qashqai continua a ser um daqueles de que nos vamos lembrar durante diversos anos. De tal forma que fez com que a Nissan tivesse ajustado um pouco a sua gama em função desse modelo. No caso do X-Trail, trata-se da opção de tamanho acima, para quem precisa de mais espaço a bordo e uma lotação máxima de sete lugares, mas o visual, se reparar, não fica muito diferente do seu irmão mais compacto.

A grande novidade, no entanto, tem a ver com a nova motorização de 1,7 litros e 150 cavalos que a Nissan também passou a disponibilizar com este modelo. Visualmente, não existem quaisquer diferenças, uma vez que a Nissan não identifica as versões na parte de fora da carroçaria, apenas os modelos. Mas assim que começamos a conduzir esta nova versão, notamos que o motor está um pouco mais cheio e que a resposta nos regimes mais baixos foi melhorada. Especialmente, nesta versão que não inclui o peso extra do sistema de tração integral, nem a caixa automática de variação contínua.

Face ao Nissan Qashqai que testámos com a mesma motorização, o X-Trail continua a oferecer um bom desempenho, ainda que as médias de consumo registadas tenham ficado um pouco mais acima do que tínhamos idealizado inicialmente. A melhor média registada ficou nos sete litros, mas de uma forma geral e com alguns ritmos a tentar compensar alguns atrasos, os valores indicados pelo computador de bordo andaram mais próximos dos oito litros.

A bordo do Nissan X-Trail estão disponíveis sete lugares. Os da terceira fila continuam a ser de recurso e o espaço que oferecem apenas é aconselhável para crianças e viagens de duração mais curta, até porque o acesso a estes também não dos mais fáceis. O que impressiona a bordo do X-Trail é o espaço que disponibiliza com a configuração de apenas cinco lugares. Com a terceira fila rebatida e com a chapeleira colocada no lugar (há um espaço especifico para a arrumar quando estamos a usar os sete lugares), a bagageira passa a ser um espaço gigantesco para transportar tudo o que desejar e como os assentos da segunda fila contam com regulação longitudinal, pode agora chegá-los completamente para trás a apreciar o espaço extra para as pernas que passa a estar disponível.

Com o nível de equipamento Tekna, o Nissan X-Trail já inclui quase tudo aquilo que tem disponível. E é muito. Nesta versão, não falta o sistema de navegação que, apesar de tudo, já merecia uma atualização gráfica, o eficaz sistema de camaras a 360 graus, o teto de abrir panorâmico e o interior em pele. O sistema de iluminação em LED e as jantes de 19 polegadas também já estão incluídos com esta versão. O seu preço de tabela começa próximo dos 46 mil euros, mas basta dar uma vista de olhos no site da marca para perceber que podemos conseguir um valor mais apelativo do que este, se tivermos com atenção às campanhas que vão surgindo.

VEREDICTO
O motor de maior dimensão e potência melhora o desempenho do X-Trail sem grandes diferenças em termos de consumos, mas a grande vantagem deste modelo está mesmo na maior amplitude de espaço disponível a bordo.

FICHA TÉCNICA

Nissan X-Trail dCi 150 4×2 Tekna

MOTOR: 4 cilindros em linha; injeção direta com turbo; Cilindrada (cm3): 1.749; Potência máxima (cv/rpm): 150/3.500; Binário máximo (Nm/rpm): 340/1.750-2.750; TRANSMISSÃO: Tração dianteira; Caixa manual de seis velocidades; Suspensão (fr./tr.): Independente, tipo McPherson; Independente, multibraços; DIMENSÕES: Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.690/1.830/1.740; Distância entre eixos (mm): 2.705; Largura de vias (fr./tr.) (mm): 1.585/1.585; Travões (fr./tr.) Discos ventilados/Discos; Peso (kg): 1.580; Capacidade da bagageira (l): 445; Depósito de combustível (l): 60; Pneus (fr./tr.): 225/55 R19; PRESTAÇÕES: Aceleração de 0-100 km/h (s) 10,7; velocidade máxima (km/h) 194; CONSUMOS:velocidade baixa/média/alta/extra alta/combinado (l/100 km): 7,6/6,5/6,0/7,5/6,8; Emissões de CO2 (g/km) 179;

PREÇO (versão Tekna): 45.875 euros
PREÇO (unidade ensaiada): 46.525 euros

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