Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Queda continua: Gasolina e gasóleo mais baratos a partir desta segunda-feira

Os preços dos combustíveis vão descer esta semana, refletindo as cotações médias da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.

Segundo fonte do setor contactada pelo Automonitor, o gasóleo desce até dois cêntimos e a gasolina meio cêntimo nas principais petrolíferas.

As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde os cortes rondam os 0,0184 euros por litro, no caso do gasóleo, e 0,047 euros por litro no que diz respeito à gasolina, avançou outra fonte.

Desde janeiro, o preço da gasolina já desceu oito vezes e subiu três, enquanto que o preço do gasóleo recuou dez vezes e aumentou uma. Neste período, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), ambos os combustíveis desvalorizaram mais de 20 cêntimos nos postos de combustíveis nacionais… Isto quer dizer que  abastecer um depósito com 60 litros de combustível está 12 euros mais barato face ao início do ano.

Os dados da DGES mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,332 euros enquanto o do gasóleo vale 1,260 euros. As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem o 7.º gasóleo mais caro dos 28 países da União Europeia. Já a gasolina ocupa a 6.ª posição do ranking europeu, com este combustível a valer mais oito cêntimos que a média europeia e 18 cêntimos mais do que em Espanha.

Os mais económicos

Gasolina(s):
– Intermarché de Estarreja 1.098 euros
– Intermaché Vizela 1.119 euros
– Intermarché de Vila de Prado 1.135 euros
– Intermarché Amares 1.135 euros
– Intermarché de Vila Nova de Santo André 1.144 euros
Gasóleo(s):
– Rede Energia de Canelas 1.078 euros
– Intermarche de Canelas 1.079 euros
– Intermarché de Ponte de Sor 1.084 euros
– Intermarché de Estarreja 1.084 euros

– Intermarché de Vila de Prado 1.087 euros

 

(texto de Ana Rita Rebelo)

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...