Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

‘Baterias secretas’ da Tesla poderão reduzir preços dos elétricos

A Tesla está a preparar o lançamento de uma nova bateria de longa duração e baixo custo, com a qual a empresa pretende tornar os elétricos mais acessíveis, praticando preços semelhantes aos dos carros a gasolina e gasóleo.

De acordo com a Reuters, estas novas baterias deverão chegar primeiro à China, até ao início de 2021, para equiparem o Tesla Model 3.

Desenvolvidas em parceria com a fabricante chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL), as novas baterias utilizam uma tecnologia criada pelos especialistas académicos recrutados por Elon Musk.

As baterias contam com inovações como baixo teor de cobalto e o uso de aditivos, possibilitando armazenar mais energia por períodos maiores — é prevista uma autonomia de 1,6 milhões de quilómetros.

Ainda de acordo com a Reuters, os outros modelos da Tesla também deverão ser equipados com este novo tipo de baterias, embora com diferentes tipos de densidade de energia e capacidade de armazenamento – mas sempre mantendo os custos baixos.

O projeto para lançar elétricos mais baratos inclui também a implementação de processos para tornar a produção automatizada e de alta velocidade, na Gigafactory – o que permitirá reduzir os custos de mão de obra e aumentar consideravelmente a produção.

Conforme as fontes ouvidas pela agência, os planos de Musk com esta nova bateria de longa duração são bastante ambiciosos: além de reformular os custos dos elétricos, quer colocar a Tesla no mesmo patamar das empresas fornecedoras de energia convencionais, competindo com elas.

A ideia é usar uma frota global com mais de 1 milhão de veículos elétricos que teriam a capacidade de se conectar e partilhar energia com a rede, fornecendo eletricidade para empresas e consumidores.

Outro projeto em andamento é reciclar e recuperar metais como níquel, lítio e cobalto, criando novas soluções para as baterias usadas.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...