Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Desenhos de carros da FCA vão ajudar crianças em risco de pobreza

A iniciativa de beneficência da FCA dirigida às crianças mais vulneráveis e à sua educação – denominada stART Again – foi estabelecida em colaboração com a Save the Children, organização internacional que luta há mais de um século para proteger crianças em risco e para lhes garantir um futuro.

Desenhar é um dos principais meios de transmissão de uma mensagem, de comunicar. É uma forma de expressão ao alcance de todos, a mais frequentemente utilizada por crianças.

Os desenhos foram o ponto de partida dos designers do Centro Stile FCA para a criação do projeto stART Again, cujo objetivo é responder ao alarme acionado pela Organização na campanha “Rewrite the Future”, para fornecer ajuda, materiais, educação, oportunidades e esperança a 100.000 crianças a viver nas áreas mais desfavorecidas de Itália.

Como resultado da pandemia COVID-19, as crianças tiveram de alterar drasticamente os seus hábitos, tal como os adultos. Sem escola, sem desportos nem jogos, sem avós, sem recreios ou gelados com amigos. A Save the Children observou que o surto de coronavírus poderia ter um impacto devastador na vida e no futuro de milhões de crianças. Crianças vulneráveis a viver nas áreas mais desfavorecidas e em famílias com condições muito precárias correm ainda maior risco. Crianças e adolescentes que, mesmo em Itália, estão encurraladas entre a crescente pobreza material – com um milhão de crianças, só em Itália, em risco de mergulhar em pobreza extrema – e a escassez de oportunidades de educação devido ao encerramento de escolas.

É essencial agir agora. A FCA está a fazê-lo com stART Again – um projeto que junta a arte com a vontade de recomeçar – para dar o seu contributo para a intervenção política da Save the Children, pondo à venda 136 cópias de esboços dos modelos mais icónicos das marcas da FCA (Fiat, Jeep, Alfa Romeo, Lancia, Abarth e Fiat Professional) na própria plataforma de merchandising de e-commerce.

O ponto de partida representado por ‘sinais gráficos’ de crianças – ‘esboços’ na linguagem do design – demonstra o poder de empatia que só pode ser personificado pela ação artística. Os designers de viaturas do Centro Stile estavam bem conscientes disso quando selecionaram esboços de modelos de cada marca.

Desde o Fiat 500 elétrico, primeiro modelo eletrificado da FCA e ponto de partida para uma nova era, até ao Alfa Romeo Giulia GTA – o novo supercarro de produção em série, perfeito equilíbrio entre o lendário modelo e as inovações tecnológicas que agora oferece –, passando por modelos Lancia como o Delta Integrale, campeão de ralis nos anos setenta e oitenta. Disponíveis ainda esboços do potente, estrepitoso Abarth 595 e do mítico Jeep Willys, o primeiro veículo ligeiro de tração 4×4.

Por fim, mas não menos importante, surge o Ducato da Fiat Professional: além de excelentes números de vendas, este furgão desempenhou recentemente um papel principal na luta contra a pandemia COVID-19, pois foi utilizado como ambulância para transportar milhares de pacientes um pouco em toda a Europa.

Com uma contribuição simbólica de apenas 20€, é possível comprar uma cópia de um esboço selecionado por nós, descarregá-lo e levar para casa um pouco da história do design do automóvel. Um meio de descobrir o estilo e a paixão que se escondem por trás de cada modelo da FCA.

Os proventos de todas as vendas serão utilizados pela Save the Children para fornecer artigos indispensáveis, materiais didáticos e de apoio aos estudos de milhares de crianças em Itália.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...