Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Sabe quais as avarias mais frequentes no verão?

Verão é sinónimo de férias e descanso. Mas também pode ser sinónimo de avarias e stress. Saiba que problemas pode ter o seu automóvel e previna-se – tudo para um verão sem preocupações.

Motor sem força

Nota que por muito que pise o acelerador, o motor não tem força? O mais comum é que a causa seja o turbo.

O que deve fazer? Pare o carro o mais rápido possível, pois pode agravar as consequências.

Como evitá-lo? Respeite os intervalos de mudança do óleo do motor, role de forma tranquila até que o turbo fique mais quente, e após uma utilização intensiva, deixe o motor ao ralenti pelo menos durante um minuto para o que o turbo refrigere.

A substituição do turbo pode custar entre 900 e 2.400 euros.

Aquecimento do motor

O aquecimento do motor é uma das avarias mais comuns no verão. Observa o ponteiro da temperatura, ou a luz correspondente, a subir mais do que o normal? Há um problema de refrigeração do motor.

O que deve fazer? Parar o carro de imediato. Se continuar a conduzir pode causar uma avaria grave.

Como evitá-lo? Respeite o intervalos de assistência, certifique-se que o nível de liquido refrigerante é o correto e que, quando estaciona o carro, não fiquem manchas no piso.

Quanto custa o arranjo? De 100 e 2.400 euros.

Ficar sem embraiagem

Por muito que acelere, a embraiagem patina (o motor faz rotações que não se traduzem em força)? Ou o pedal afunda-se e fica lá em baixo? Normalmente, é o desgaste do disco da embraiagem, mas também pode ser a bomba de acionamento…

O que deve fazer? Se o carro ainda puder andar, tente chegar o mais perto possível a uma oficina para trocar a embraiagem. Se o carro não andar, não terá outra solução senão chamar o reboque.

Como evitar? Se notar que a embraiagem patina em alguma situação, troque-a antes de ficar apeado.

Quanto custa arranjá-la? De 600 a 1.100 euros.

O motor desliga-se

Em andamento, o motor desliga-se por completo e todos os sinais do painel de instrumentos iluminam-se? O mais provável é que se trate de uma falha eletrónica, ainda que possa ser um problema mecânico na lubrificação, na distribuição ou na correia auxiliar.

O que deve fazer? Avance por inércia até parar o carro em segurança.

Como evitá-lo? Uma falha elétrica ou eletrónica pode estar a acontecer. – mas pode reduzir este risco de problemas mecânicos respeitando os intervalos e manutenção do seu carro.

Quanto custa arranjá-lo? De 0 a 4.500 euros.

Ar condicionado não funciona

Não sai frio pelas condutas da ventilação ou têm pouca força? Se o ar não sai frio, é porque existe uma avaria no compressor de ar condicionado ou há uma fuga no sistema por onde saiu o líquido da refrigeração.

O que deve fazer? Pode continuar a sua viagem, mas perde no conforto e na segurança, por isso convém que levo o carro à revisão o quanto antes.

Como pode evitar? Em épocas de frio, acione o ar condicionado por pelo menos duas vezes ao mês. Assim evita que as juntas de borracha do compressor se estraguem e produzam fugas.

Quanto custa arranjá-lo? Entre 120 a 700 euros

Ficou sem bateria

A tentar arrancar, a bateria não tem força suficiente para colocar o motor em funcionamento? Pode ser que tenha deixado algo aceso, as luzes, por exemplo, ou que a bateria tenha chegado ao final na sua vida útil.

O que deve fazer? Pode tentar utilizar cabos de bateria e a ajuda de outro carro. Depois deverá conduzir, pelo menos, 20 minutos para que esta carregue. Mas se a bateria estiver em mau estado ou se for demasiado velha, deverá substituí-la.

Como evitá-lo? Quando estacionar, verifique que não deixa as luzes ligadas. Tenha em conta que a vida útil de uma bateria ronda os 5 anos, não ultrapasse esse período e substitua-a o quanto antes.

Furar um pneu

O pneu furou e o carro perdeu estabilidade logo de imediato? Um furo é ocasionado normalmente por um elemento externo, como por exemplo um prego na estrada. Noutros casos, também pode acontecer pelo facto de se conduzir com os pneus com pressão muito baixa fazendo com que os flancos do pneu aqueçam.

O que deve fazer? Parar assim que possa para trocar a roda ou, nos carros com kit anti-furo, tentar repará-la para seguir caminho.

Como evitá-lo? Pisar um elemento perfurante é inevitável, mas se verificar as pressões dos pneus antes de viajar, a possibilidade de furar é menor.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...