Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Energia: Preço do gás de botija está demasiado elevado

O preço do gás de botija está “demasiado elevado”, considera a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), justificando que o mesmo não reflete a desvalorização do petróleo nos mercados internacionais.

“Apesar da descida do preço de petróleo que se verificou desde final de 2019, o gás engarrafado continua a ser vendido por valores muito acima do que seria suposto”, sublinha a DECO em comunicado.

.”Na primeira semana de junho, pesquisámos os preços em 42 estabelecimentos na Grande Lisboa e no Grande Porto. Constatámos que uma garrafa de 13 kg de butano custa, em média, 24,10 euros na zona da capital e 23,60 euros na área da Invicta. Por uma garrafa de propano de 45 kg, paga-se, em média, 85,50 euros”, refere.

Ainda assim, admite a associação, os valores estão “mais baixos do que os verificados no primeiro trimestre do ano”, sendo que “continuam sem refletir a queda que seria possível devido à descida do preço da matéria-prima”, pode ler-se.

Com isto, defende a DECO, “ganham os operadores, que têm visto as suas margens aumentar, e perdem os consumidores dos 2,6 milhões de lares prisioneiros desta fonte de energia”.

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...