Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Citroën ë-SpaceTourer: Um elétrico até nove lugares

O Grupo PSA continua a sua aposta na eletrificação dos veículos comerciais ligeiros (VCL) com a apresentação do seu novo Citroën ë-SpaceTourer, um furgão com uma capacidade de até nove lugares e autonomias de até 330 km.

O novo ë-Spacetourer – que tem como base na plataforma modular EMP2 do Grupo PSA – está disponível em três comprimentos – XS (4,60 m); M (4,95 m); e XL (5,30 m) – e com quatro níveis de equipamento (Feel, Shine, Business and Business Lounge).

A bateria de iões de lítio de 50 kW – instaladas no chão para manter o espaço interior do veículo inalterado – permite uma autonomia até 230 km e a de 75 kW (disponível só para as variantes M e XL) até 330 km (em ciclos WLTP). A marca indica uma garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da capacidade da bateria.

Com três programas de condução (Eco, Normal e Power), a potência máxima do Citroën ë-Spacetourer é de 100 kW (136 cv) e o binário de 260 Nm. A velocidade máxima chega aos 130 km/h. A condução inclui também dois modos de recuperação de energia (em travagem ou desaceleração).

Permitindo desde os carregamentos em casa, com ‘wall box’ até aos carregamentos super-rápido, o ë-Spacetourer traz de série um carregador de 7,4 kW monofásico. O carregador trifásico de 11 kW opcional permite carregamentos de 80 % da carga em 30 minutos para a bateria de 50 kWh e de 45 minutos para a de 75 kWh.

A modularidade deste MPV vai até aos 2.932 litros de capacidade na versão XL com cinco lugares passando pela disposição dos lugares individualmente rebatíveis ou conjugáveis para ficarem frente a frente. A climatização remota do habitáculo útil também para poupar energia ativando-a quando o veículo está ainda a aproveitar o carregamento é mais um dos confortos, a par da possibilidade de portas de correr sem utilização das mãos.

O Citroën ë-Spacetourer dispões de 15 assistentes à condução entre os quais estão uma visão cimeira para trás, a travagem de emergência, o ‘head-up dislay’, reconhecimento de limite de velocidade, as luzes de máximos automáticas, o alerta de saída de faixa, ou o aviso de ângulo morto.

A tecnologia inclui também o sistema de navegação 3D Citroën NAV, num ecrã tátil de 7’’ onde se pode ver os pontos de carregamento mais próximos e que é compatível comas plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

O ë-SpaceTourer chegará aos concessionários nacionais no final deste ano.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...