Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Design e tecnologia: Audi atualiza Q5

A Audi decidiu renovar o seu SUV médio Q5 quer em termos estéticos quer tecnológicos. Chega ao mercado no outono.

As dimensões do renovado Q5 são praticamente as mesmas – largura (1,89 m) e altura (1,66 m) não se alteram – mas o comprimento cresce 19 mm (para os 4,8 metros). A distância entre eixos mantém-se nos de 2,82 metros. Já as jantes podem chegar às 21 polegadas, se se optar pelas da Audi Sport.

Na frente, grelha dianteira octagonal singleframe de aparência mais larga com entradas de ar laterais trapezoidais. Na versão S line e Edition 1, a grelha tem padrão ‘ninho de abelha’ e faróis Matrix LED que apenas estavam reservadas para as edições de topo. Na traseira, há um novo elemento cromado entre os farolins e um novo difusor inferior com acabamento em prateado Selenite, alumínio escovado ou preto Titanium.

Destaque para a iluminação OLED de nova geração, recorrendo à tecnologia de Diodos Orgânicos Emissores de Luz, que ajusta a iluminação em função do programa de condução escolhido pelo condutor.

No interior, o renovado Q5 conta com novos materiais  – reestimento em Alcantara ou couro – e, principalmente, um novo tablier que incorpora a nova geração MMI que, segundo a Audi, não só oferece mais funcionalidade, como é 10 vezes mais rápida na resposta às instruções do condutor. Os comandos táteis estão agrupados num ecrã imediatamente abaixo do display principal de alta resolução (12,3 polegadas).

Em termos de sistemas de ajuda à condução, destaque para os elementos de série como os sensores de estacionamento nas duas extremidades com câmara traseira, cruise control, sistema Pre Sense de alerta e mitigação de colisão dianteira e assistente de controlo na descida (hill descent control).

Outros sistemas mais avançados estão disponíveis nos modelos de topo, incluindo os de alerta de objeto no ângulo morto ou assistente de manutenção na faixa de rodagem.

Além da atualização estética e do conteúdo tecnológico, também as motorizações foram revistas, sobretudo no que respeita à redução dos consumos e emissões, com a Audi a anunciar que toda a gama de motores cumprirá com as normas ambientais mais restritivas Euro 6d.

Da oferta fará parte o bloco TDI de 2.0 litros (204 cv para a versão 40 TDI) que anuncia consumos de 5,3 litros aos 100 km, que utiliza o sistema Mild Hybrid e está associado à já conhecida transmissão automática de sete velocidades (S-Tronic).

A Audi anuncia ainda que, de forma progressiva, a gama receberá novas motorizações, incluindo um V6 TDI e blocos a gasolina de geração TFSI (turbo de injeção direta).

Para o próximo ano está, também, agendada a chegada de uma proposta híbrida plug-in que, segundo a Audi, deverá garantir uma autonomia em modo elétrico de pelo menos 50 km.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...