Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Táxis elétricos Jaguar I-Pace vão carregar sem fios em Oslo

A Jaguar Land Rover, em colaboração com a Câmara Municipal de Oslo, Noruega, vai criar a primeira frota de táxis com carregamento sem fios de alta potência.

O projeto “EletriCity” contará, além da Jaguar Land Rover, com a empresa de táxis escandinava Cabonline (NorgesTaxi AS), o operador de pontos de carregamento mais importante da região Fortum Recharge, a tecnológica norte-americana Momentum Dynamics, e a Câmara Municipal de Oslo, para implementar um modelo de infraestrutura de carregamento.

A Fortum Recharge será encarregue de, em conjunto com a Momentum Dynamics, da instalação e eletrificação do projeto, ao passo que a Jaguar fica responsável por colocar à disposição da escandinava Cabonline, um total de 25 veículos Jaguar I-Pace.

O projecto prevê também a instalação de placas de carregamento de 50 a 75 kW nos locais de largada e recolha de passageiros, sendo que, desta forma, os veículos podem estar a carregar, enquanto esperam pelo próximo passageiro.

O sistema, que não utiliza cabos e é instalado sob o solo, não necessita de contacto físico entre o carregador e o veículo, sendo ativado automaticamente e proporciona uma média de 6 a 8 minutos de energia por cada carregamento de até 50 kW.

Cada táxi recebe cargas múltiplas durante o dia quando regressa ao ponto de largada e recolha, pelo que mantém um nível elevado de carga da bateria, podendo funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana sem restrições de autonomia.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...