Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault e Google Cloud estabelecem parceria para acelerar indústria 4.0

O Grupo Renault e a Google Cloud anunciaram hoje uma nova parceria industrial e tecnológica para acelerar a digitalização do sistema industrial do Grupo Renault e a transformação de Indústria 4.0.

Reconhecido contribuidor para a Indústria 4.0, o Grupo Renault tem vindo a desenvolver a sua própria plataforma desde 2016 de modo a conectar e agregar dados industriais de 22 locais do Grupo em todo o mundo (representando 76% da produção de veículos) e mais de 2.500 máquinas.

Esta nova parceria com a Google Cloud visa, entre outras coisas, otimizar a plataforma de gestão de dados industriais detida pelo grupo e operada de forma independente.

As soluções e a experiência da Google Cloud em smart analytics, machine learning (ML) e inteligência artificial irão ajudar o grupo Renault a melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento e de produção, a qualidade da produção e a redução do impacto ambiental por via de poupanças de energia.

Estas melhorias irão, em última instância, fomentar o desenvolvimento de novas soluções verticais para a indústria automóvel.

Desenvolvimento de competências digitais

A formação dos colaboradores é também parte essencial desta parceria. O grupo Renault e a Google Cloud irão desenvolver um programa único e escalável para melhorar o processo de engenharia, e as competências das equipas de produção e de TI da Renault através de sessões de formação e de capacitação com a equipa da Google.

O objetivo deste programa passa por reforçar uma cultura de empresa orientada por dados que é uma parte essencial da vida profissional dos funcionários da Renault tanto na parte operacional como nos processos de tomadas de decisão.

“Esta parceria e compromisso das nossas equipas de TI irá permitir acelerar a implementação do nosso plano de indústria 4.0 desenhado para transformar e ligar as nossas fábricas e processos logísticos em todo o mundo para melhorar os nossos standards de excelência e de desempenho. Esta parceria é também um ativo para os funcionários do Grupo Renault que irão beneficiar de formação de alto nível na gestão de dados digitais”, explica José Vicente de los Mozos, Diretor de produção e logística, membro do Comité Executivo do Grupo Renault.

“A indústria automóvel tem a inovação no seu ADN e existe um potencial imenso para a tecnologia digital ter um impacto significativo na produção. Estamos orgulhosos com esta parceria com o grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro da produção automóvel e potenciar a próxima geração de cadeias de abastecimento de excelência”, acrescentou Thomas Kurian, CEO da Google Cloud.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...