Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Tecnologia blockchain: Volvo investe na Circulor

A Volvo anunciou, através do Volvo Cars Tech Fund, um investimento na empresa de tecnologia blockchain Circulor.

Nos últimos anos, a Circulor e a Volvo Cars, têm vindo a trabalhar na implementação da tecnologia blockchain para aumentar o rastreio global do cobalto utilizado nas baterias dos seus modelos elétricos.

A tecnologia blockchain da Circulor é hoje usada na cadeia de fornecimento de baterias da Volvo Cars, que atingirá 100% de rastreio no cobalto usado no Novo XC40 Recharge P8, o seu primeiro modelo 100% elétrico. A produção deste modelo terá início este ano na fábrica de Ghent, na Bélgica.

O investimento da Volvo Cars na Circulor permite que ambas as empresas expandam seu foco além do cobalto, permitindo por exemplo, um maior rastreio também da mica, um mineral usado como material de isolamento na pack de baterias dos automóveis Volvo elétricos.

Ambas as empresas estão também a investigar a possibilidade de expandir a sua cooperação com a tecnologia blockchain para outras áreas, como por exemplo, na redução da pegada ambiental de CO2, ajudando a Circulor a definir eventualmente os padrões standard para um nível de fornecimento ético não só na indústria automóvel como também noutras industrias.

O investimento do Volvo Cars Tech Fund faz parte de uma ronda de financiamento da Circulor, que também envolve outros três investidores: SYSTEMIQ, Total Carbon Neutrality Ventures e Plug & Play Tech Fund.

A Volvo Cars foi o primeiro construtor automóvel a implementar um rastreio global do cobalto utilizado nas suas baterias através da aplicação da tecnologia blockchain. A tecnologia desenvolvida pela Circulor é implementada na parceria com a CATL e com a LG Chem, os fornecedores de baterias da Volvo Cars.

A CATL e a LG Chem são fabricantes de baterias de renome. Ambas as empresas têm já uma história de sucesso na indústria automóvel fornecendo baterias de iões de lítio à escala global. Ambas cumprem as rigorosas normas da Volvo Cars em termos de liderança tecnológica, cadeias de fornecimento responsável e custos competitivos.

Os acordos estabelecidos entre a Volvo Cars, a CATL e a LG Chem irão garantir o fornecimento de baterias que irão equipar os modelos da Volvo e da Polestar na próxima década, onde se inclui o novo Volvo XC40 Recharge P8.

Lançado em 2018, o Volvo Cars Tech Fund faz parte do projeto de inovação e transformação digital da Volvo Cars. Através deste fundo a Volvo Cars tem vindo a investir em start-ups de elevado potencial tecnológico a nível global tendo-se focado em áreas estratégicas como a eletrificação, a condução autónoma ou a mobilidade digital.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...