Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Honda Civic Type R Limited Edition: O mais rápido de Suzuka

O Honda Civic Type R mais radical até ao momento – o Limited Edition – estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida, para um automóvel com tração dianteira, de 2 minutos e 23.993 segundos no Circuito japonês de Suzuka.

O Circuito de Suzuka é constituído por 5.8 quilómetros de pista, sendo conhecido pelas suas chicanes de alta velocidade e curvas exigentes, tendo incorporado a forma do número 8. Com os seus leves componentes, melhorias na suspensão e no volante, e um interior reduzido ao mínimo essencial, o Civic Type R Limited Edition superou os limites relativamente ao que é possível com um automóvel de tração dianteira, numa das pistas mais exigentes no desporto automóvel.

Amplamente conhecido como um destaque no calendário da Fórmula 1, o Circuito de Suzuka tem sido um laboratório de testes importante para o desenvolvimento de veículos e motores de performance da Honda desde 1962. Foi construído sob as instruções do fundador e presidente da organização, Soichiro Honda, que celebremente afirmou: “Os automóveis não podem ser melhorados se não forem testados num circuito de corrida”.

O recorde da volta mais rápida foi conseguido por um Type R Limited Edition em desenvolvimento, enquanto se submetia a uma avaliação final de performance em fevereiro de 2020. O carro em desenvolvimento estava equipado com as mesmas especificações técnicas representadas na versão em produção, sem modificações ou melhorias de performance.

Apenas 100 unidades do Type R Limited Edition vão ser produzidas para a Europa, cada uma equipada com jantes em liga leve de 20’’ BBS e pneus Michelin Pilot Sport Cup-2.

Os amortecedores modificados otimizam esta nova combinação entre pneus e jantes, juntamente com o volante calibrado, oferecem um controlo máximo e feedback. O software de controlo do Sistema Adaptativo dos Amortecedores já consegue avaliar mais rapidamente a condição da estrada, resultando no aperfeiçoamento das reações dos amortecedores, tanto a nível da sua resposta como da qualidade da condução.

A versão Limited Edition mantém o motor potente do Type R, 2.0 litros i-VTEC. A potência máxima é de 320CV a 6,500 rpm e um binário máximo de 400 Nm desde 2,500 rpm a 4,500 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é atingida em 5,7 segundos.

O Type R Limited Edition estará disponível numa nova cor exclusiva, “Sunlight Yellow”, apresentará o logótipo Civic em cromado escuro na parte traseira e um tejadilho em gloss black fazendo contraste.

O interior do modelo subscreve o sangue desportivo da Honda com bancos vermelhos e uma placa de identificação com o número de série do carro. O volante em alcântara e o novo design em lágrima da alavanca das mudanças fornecem ao condutor uma grande sensibilidade com o Type R mesmo no Circuito extremamente técnico como o de Suzuka.

Esta versão foi desenvolvida apenas a pensar na performance em pista e, por este motivo, o sistema de infotainment e o sistema de ar condicionado foram omitidos para diminuir o peso, mas os bancos traseiros mantêm-se de forma a assegurar que o Limited Edition providencie uma utilização diária. Os novos pneus e jantes, juntamente com os componentes leves e um interior traseiro menos completo, todos contribuíram para uma redução de peso de 47kg comparativamente com o Type R GT.

Adicionalmente à versão Limited Edition, a gama do Civic Type R foi estendida incluindo o Sport Line que combina a extraordinária performance com um design mais discreto e um conforto superior.

A décima geração do Civic Type R GT quebrou o recorde da volta mais rápida, por parte de um veículo com tração dianteira, em Nurburgring Nordschliefe em 2017, finalizando uma volta em apenas 7 minutos e 43,8 segundos.

O Honda Civic Type R GT está disponível em Portugal a partir de 51.750€ com a garantia de 7 anos sem limite de quilómetros.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...