Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Consolas antigas de jogos servem agora para roubar carros

Consolas antigas de videojogos, como o Game Boy, estão a ser usadas para roubar carros, indica o jornal britânico DailyMail. Custam 20 mil libras – cerca de 22 mil euros – e servem para destrancar os carros sem ser necessário partir vidros ou fechaduras.

O alerta é dado pela The Automobile Association (AA), empresa britânica de seguros, que indica que o preço dos aparelhos deverá descer à medida que a ferramenta se tornar mais popular entre os criminosos.

Até aqui, os dispositivos para roubar carros com sistema keyless (sem chave) eram complexos e envolviam a retransmissão do sinal entre a chave e o carro. Agora, os criminosos precisam apenas de um pequeno aparelho, bastante semelhante aos antigos Game Boys da Nintendo, para destrancar qualquer carro.

Um desses dispositivos é vendido pela SOS Auto Keys, uma empresa de tecnologia sediada na Bulgária, que o caracteriza como a “ferramenta de serralharia mais avançada do mundo”. Disponível por “apenas” cerca de 22 mil euros.

Obviamente que o gadget vem com um aviso de que não deve ser comprado por ninguém com “intenções ilegais”, mas a AA adverte que pode cair facilmente nas mãos erradas.

Existe até um vídeo tutorial no YouTube que mostra como é que o aparelho pode ser usado para desbloquear – em apenas um minuto! – os mais recentes modelos da Kia, Hyundai e Mitsubishi.

Como é que funciona? Nada mais simples: o dispositivo regista os dados do automóvel e já está! O sistema do carro reconhece o Game Boy como dispositivo autorizado e permite aos criminosos destrancarem e ligarem o automóvel como se fossem o verdadeiro proprietário.

Segundo a AA, o dispositivo foi colocado à venda em junho e já está a ser um sucesso… entre os criminosos. Tanto que a associação já pediu aos ministérios do interior e de comércio ingleses que proíba a venda do aparelho em território britânico.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...