Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Covid-19: Criador do ABS (ex-Fiat) inventa aparelho para travar pandemia

Há cinquenta anos, projetou um sistema de antibloqueio das rodas que ajudava a reduzir acidentes. Agora, Mario Palazzetti inventou um dispositivo para travar a pandemia de Covid-19.

O projeto ainda se encontra em fase experimental e aguarda o registo de várias patentes, não se conhecendo por enquanto pormenores quanto ao funcionamento do aparelho, indica a Reuters.

Mario Palazzatti, antigo engenheiro da Fiat que projetou, há mais de cinquenta anos, o sistema de antibloqueio das rodas (ABS), explica que o novo aparelho servirá para criar um campo aerodinâmico que fará com que as gotículas de saliva que se possa expelir durante uma conversa não possam progredir no ar (e regressem na nossa direção).

O italiano de 84 anos começou a trabalhar no aparelho há cerca de dois meses, com o objetivo de ajudar a contornar as dificuldades do distanciamento social no funcionamento de escolas, escritórios, bares e restaurantes.

Este dispositivo, apelidado Biostopper, tem o tamanho de uma cafeteira elétrica e está projetado para criar uma cortina de correntes de ar direcionadas – permitindo assim criar uma espécie de barreira invisível entre duas pessoas.

Os ensaios prosseguem neste momento no Instituto Politécnico de Turim, que acredita que possa ter um protótipo pronto ainda no mês de julho, prevendo a comercialização para o final do verão.

Em declarações à Reuters, Marco Simonetti, professor no departamento de energia, explica que o conceito é simples: “a ambição não é eliminar o vírus, mas poder reduzir a distância de segurança entre as pessoas”.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...