Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Energia: Chevron anuncia acordo para compra da Noble por 5 mil milhões

A petrolífera Chevron anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo para comprar a Noble Energy num negócio que envolve apenas ações e avalia a empresa de produção de petróleo e gás, com sede em Houston, em 5 mil milhões de dólares (cerca de 4,4 mil milhões de euros).

De acordo com a Reuters, a oferta de compra avalia cada ação da Noble em 10,38 dólares, um valor 7,5% acima do valor de cada ação na sexta-feira, na altura do fecho do mercado. O acordo, considerando as dívidas da Noble Energy, ascende a cerca de 13 mil milhões de dólares (cerca de 11,4 mil milhões de euros).

Os ativos da Noble permitirão a presença da Chevron na bacia DJ, no Colocado, e na bacia de Permian, entre o Texas Ocidental e o Novo México.

A aquisição permitirá ainda gerir sinergias com os ativos da Chevron no Mediterrâneo Este e na África Ocidental, que se poderão traduzir numa redução de custos na ordem dos 300 milhões de dólares (cerca de 262,5 milhões euros).

A oferta da Chevron acontece pouco mais de um ano após a empresa ter sido forçada a retirar a sua proposta pela Anadarko Petroleum Corp – na altura, a rival Occidental Petroleum Corp fez uma oferta maior.

O colapso dos preços do petróleo em abril devido à pandemia de Covid-19 e a uma guerra de preços entre russos e sauditas atingiu duramente os produtores de petróleo “shale”, levando muitas empresas a pedir proteção contra falência.

Embora os preços tenham vindo a recuperar desde então, o futuro permanece uma incógnita já que os novos casos de coronavírus ameaçam impactar a recuperação da procura global por combustíveis.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...