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Do Peugeot VLV ao novo e-2008: 79 anos de uma saga elétrica

Comercializado em 1941, o primeiro veículo elétrico da peugeot chamava-se VLV, acrónimo para “Véhicule Léger de Ville” (“Veículo Ligeiro de Cidade”).

Durante a 2ª Guerra Mundial, o racionamento da gasolina incentivou a procura de fontes de energia alternativas, tendo a Peugeot sido, então, o único grande fabricante automóvel a interessar-se por esse modo de propulsão. O VLV foi construído em Paris entre junho de 1941 e fevereiro de 1943, tendo sido produzidos 377 exemplares.

Mantendo-se sempre em vigilância tecnológica, a Peugeot uniu-se à Alsthom e à EDF (Electricité de France) nos anos ‘70 e ’80, para poder disponibilizar a propulsão elétrica nos protótipos Peugeot 104 (4 coupés e 3 furgões), a que se seguiram os comerciais Peugeot J5 e J9. Em 1983 teria início um novo programa em torno do Peugeot 205, fruto de uma colaboração entre a PSA e a SAFT (baterias). O 205 iniciou o denominado “programa de série” que haveria de ter continuidade no Peugeot 106, numa experiência única, de grande escala: disponibilizar aos clientes, através de um sistema de self-service, uma frota de Peugeot 106 Eléctrique. Nasceu assim, em dezembro de 1993, a operação “50 Veículos Elétricos em La Rochelle”.

De 1990 a 2010, a Peugeot desvendou alguns concept-cars que ilustram a constante vigilância tecnológica da marca no domínio da propulsão elétrica: ION (o primeiro a usar o nome) em 1994, TULIP e Touareg em 1996, o original concept BB1, apresentado no Salão de Frankfurt de 2009, e o fabuloso concept EX1, de 2010, detentor de 6 recordes internacionais de aceleração, alcançados em Montlhéry (França) e na China.

No dealbar do Século XXI, o automóvel enfrenta enormes mudanças. A transição energética torna-se num desafio incontornável na luta para a mitigação dos riscos climáticos. Em 2019, a marca Peugeot lançou uma gama completa de veículos de baixas emissões e/ou zero emissões de CO2. Esta ofensiva tecnológica assenta em 3 pilares: Serenidade, Prazer, Simplicidade. Tem a mesma ambição demonstrada desde o início: tornar a mobilidade segura, limpa e acessível ao maior número possível de pessoas.

Serenidade porque a gama Peugeot estará eletrificada a 50% em 2020 e a 100% em 2025. Prazer, porque essa sensação sempre fará parte dos genes da Peugeot , como o demonstra o Concept 508 Peugeot SPORT ENGINEERED, que prefigura o desenvolvimento de uma potente linha de modelos eletrificados de produção. Simplicidade, porque para a Peugeot e para os seus clientes a escolha da silhueta não dita a sua utilização.

Nove meses após o lançamento do novo Peugeot e-208, o showroom da marca é rico em propostas eletrificadas: e-208, e-2008, 508 HYBRID e 3008 HYBRID4 na vertente de automóveis de passageiros; e-Expert, E-Traveller e, em breve, e-Boxer na dos veículos comerciais. A revolução elétrica está em pleno andamento.

Peugeot VLV (1941), engenho frugal

Confrontada com a ocupação alemã e com a decorrente escassez de combustíveis, a Peugeot propôs, em 1941, uma alternativa revolucionária para a época: o VLV (acrónimo para “Véhicule Léger de Ville”), uma viatura de pequenas dimensões, dimensionada para uma eficiente cadeia de tração elétrica. Aquele que é o primeiro veículo elétrico Peugeot foi, assim, apresentado como um mini descapotável de dois lugares desfasados.

Veículo económico e destinado a uma utilização urbana, o VLV apontava aos que buscavam um meio de transporte alternativo aos seus veículos, que, ou haviam sido requisitados, ou que não podiam utilizar devido ao elevado custo e racionamento de combustível. Projetado como um “cyclecar”, com uma via larga na frente e mais estreita na traseira, o VLV funciona a eletricidade produzida por baterias armazenadas no porta-bagagens dianteiro, que alimentavam um motor elétrico sem diferencial, que atuava sobre as rodas traseiras.

A autonomia situava-se entre os 70 e os 80 quilómetros, podendo atingir uma velocidade máxima de 35 km/h. Particularmente usado por carteiros ou médicos, o Peugeot VLV foi produzido num total de 377 exemplares, entre os anos de 1941 e 1943, na fábrica francesa de La Garenne.

Peugeot 106 ELECTRIC (1993), à frente do seu tempo

Primeiro grande construtor europeu a comercializar, em 1989, veículos elétricos (J5) junto de comunidades e empresas, a Peugeot iniciou a venda de carros elétricos a clientes particulares em julho de 1995, com o 106 ELECTRIC. Este lançamento comercial foi precedido por uma experiência realizada em parceria com a Electricité de France e a Comunidade Urbana de La Rochelle ao longo de dois anos (do final de 1993 ao final de 1995).

Um lote de 25 unidades 106 ELECTRIC foi testado por indivíduos, profissionais e organismos locais. O modelo 106 foi produzido de 1990 a 2003, num total de 2.798.246 unidades, lote em que se incluíram 3.542 versões elétricas, produzidas entre 1993 e 2003.

Peugeot Ion Concept (1994), rascunho de um veículo urbano elétrico

Foi no Salão do Automóvel de Paris de 1994 que o Peugeot Ion foi desvendado ao mundo. Veículo de exploração concebido e desenhado exclusivamente para a cidade, o Ion sintetiza um conjunto de soluções adaptadas e alcançáveis, desenvolvidas para melhor ir ao encontro das expectativas e exigências de clientes urbanos. Oferece ao condutor e aos passageiros um nível de conforto e equipamentos que, nos anos 2000, ainda eram algo futuristas em automóveis tradicionais.

Tudo foi projetado e instalado para facilitar a vida a bordo: duas portas grandes permitem o acesso a 4 lugares, apoio de braços com entradas para carregamento de equipamentos, leitor de CD, telefone mãos-livres, ecrã LCD e locais para jogos de vídeo para os mais jovens. O Peugeot Ion Concept tem 3,32 m de comprimento e 1,60 m de largura e é alimentado por baterias de níquel-cádmio.

Peugeot TULIP (1996), na vanguarda do carsharing

O TULIP (Transporte Urbano Livre, Individual e Público) nasceu em 1996 do desejo de conciliação entre a cidade, o automóvel e o meio ambiente. O concept TULIP foi concebido para integrar uma rede de aluguer de veículos para uso em cidade e para utilização pública, a partir de uma estação central responsável pela gestão, reserva, manutenção da mobilidade e faturação.

Peugeot Touareg (1996), o 4×4 de lazer com motor elétrico

Apresentado em Paris, em 1996, este veículo de lazer e para desfrutar ao ar livre é uma proposta off-road tranquila, inodora e ecologicamente correta, graças às suas baterias de níquel/cádmio colocadas na parte de trás dos bancos dianteiros. O seu silêncio de operação, a sua total ausência de emissões poluentes e o seu tratamento estético tipicamente Peugeot são sinais tangíveis de uma simbiose entre viagens, lazer e natureza.

O motor elétrico desenvolve uma potência de 35,5 kW. É auxiliado por um único cilindro, que opera como gerador, permitindo a recarga autónoma das baterias, gerando uma autonomia de 300 quilómetros com apenas 15 litros de combustível.

Peugeot e-doll e Peugeot Bobslid (2000), uma visão da mobilidade urbana

Em 2000, tendo, uma vez mais, por palco o “Mondial de l’Automobile”, a PEUGEOT exibia no seu stand 4 concept-cars de design futurista, criações das equipas de Gérard Welter, sobre as temáticas “Ano 2000” e “Mobilidade Urbana”. Batizados de “City Toyz”, dois deles – Peugeot e-doll e Peugeot Bobslid – contavam com alimentação elétrica.

O Peugeot e-doll é um concept que pode acomodar 3 pessoas a bordo, alimentado por dois motores elétricos em tudo semelhantes aos usados nas scooters elétricas Peugeot Scoot’elec; também o Peugeot Bobslid é um concept de 3 lugares (um central e dois traseiros), 100% elétrico, alimentado por 40 motores elétricos repartidos por quatro rodas motrizes, sendo a direção operada por joystick.

Peugeot BB1 (2009), o audacioso citadino elétrico

No Salão de Frankfurt de 2009, a Peugeot apresentou o BB1, um novo concept urbano 100% elétrico. Capaz de acomodar 4 pessoas em apenas 2,50 metros de comprimento, o BB1 reinventa o automóvel em todas as suas dimensões: arquitetura, estilo, design de interiores, condução e conectividade, respeitando ao máximo o ambiente.

Ultracompacto, ultraleve (600 kg) graças a uma carroçaria em carbono, o concept BB1 continua a ser um modelo de veículo urbano adaptado às restrições das cidades cada vez mais densas. A sua bateria iões de lítio proporciona-lhe uma autonomia de cerca de 100 quilómetros, suficiente para uma utilização urbana, incluindo em carsharing.

Peugeot EX1 (2010), a performance elétrica a um nível recorde

Concebido em 2010 para celebrar o 200º aniversário da marca Peugeot , este concept-car 100% elétrico é um roadster de 2 lugares fora do comum, com estilo futurista e arquitetura original, projetado para oferecer sensações de condução intensas. O EX1 cumpre a recuperação dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,24 segundos, permitindo-se atingir uma velocidade máxima de 260 km/h em 5,1 segundos.

A sua performance é gerada pela sua aerodinâmica afilada, estrutura ultraleve e pelos seus dois motores elétricos, que lhe dão uma potência acumulada máxima de 250 kW (340 cv), distribuída a um sistema de tração às quatro rodas. Graças à sua conceção em carbono e ao seu peso-pluma, o concept Peugeot EX1 estabeleceu um total de 6 recordes mundiais, alcançados no lendário circuito de Montlhéry (França) e aprovados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas também na China.

Novo SUV Peugeot e-2008 (2019)

O novo SUV Peugeot e-2008 foi apresentado em estreia mundial no Salão de Cantão de 2019. Verdadeiro SUV nas suas dimensões, o e-2008 surpreende com um estilo poderoso e distinto. Ultratecnológico, o modelo adota a nova geração do imersivo Peugeot i-Cockpit 3D, equipamentos e auxiliares de condução ao nível do melhor savoir-faire da marca.

Este primeiro SUV Peugeot 100% elétrico dá acesso a um novo mundo de sensações: brio de elevado nível, silêncio de operação, ausência de vibrações e liberdade de movimento em zonas verdes, de acesso restrito.

Com uma autonomia de 320 quilómetros (segundo o protocolo de certificação WLTP), uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm (disponível logo a partir dos 0 km/h), garantem-se acelerações e retomas de velocidade de primeira linha, sendo que o comportamento dinâmico do novo SUV Peugeot e-2008 proporciona uma ligação à estrada e um prazer de condução que sublinham a reputação dos modelos da marca.

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