Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Jeep lança-se nos híbridos plug-in com Compass e Renegade 4xe

Os novos Jeep Renegade 4xe e Jeep Compass 4xe chegam aos concessionários da Europa no próximo mês de setembro, podendo já ser encomendados.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira no seguimento da apresentação oficial, por via digital, dos primeiros modelos eletrificados da marca lançados neste mercado como “os Jeep com menos consumos de sempre”.

A denominação 4xe “significa eficiência” e os novos Renegade e Compass híbridos plug-in conseguem consumos de combustível de 2 l/100 km e emissões de CO2 abaixo dos 50 g/100 km – no modo híbrido.

O motor de combustão (totalmente construído em alumínio) a gasolina de 1.3 litros de 4 cilindros turbo gera potências no eixo dianteiro de 130 e 180 cv.

O motor elétrico de 60 cv gera potência para o eixo traseiro tendo acoplada uma bateria de 11,4 kWh permitindo 50 km de autonomia em modo exclusivamente elétrico – em que a velocidade máxima é de 130 km/h.

Em modo híbrido, a velocidade máxima dos Renegade e Compass 4xe com potência cojunta de dois níveis – 190 e 240 cv – é de 200 km/h.

Ambos os modelos dispõem ainda de uma nova caixa automática de seis velocidades, à qual se junta o também novo programa de condução Sport.

O controlo de tração Jeep Select-Terrain está disponível em todos os programas de condução gerindo a tração integral híbrida com dois níveis (4WD Lock e 4WD Low) de adaptação á dureza do terreno.

Aliados aos programas de condução estão mrês modos de funcionamento: Híbrido (por defeito), Elétrico e E-Save (com travagem regenerativa ativa em todos os programas).

O E-Save pode ser passivo mantendo a carga de eletricidade durante a rodagem com o motor de combustão ou pode ser ativa com este a ser utilizado para também carregar a bateria.

A travagem regenerativa é acionada com o pedal do travão ou simplesmente desacelerando recuperando a energia cinética.

A função e-Coasting pode ser utilizada quando a alavanca da caixa está na posição D para maximizar poupanças quando não se está a nem a travar nem a acelerar – com dois níveis de intensidade da travagem regenerativa que passa a estar ativa em permanência.

Os Jeep mais tecnológicos de sempre oferecem um visor a cores TFT de 7” e o sistema NAV Uconnect com ecrã tátil de 8,4″, bem como as plataforma de ligação Apple CarPlay e Android Auto.

Os sistemas ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems) incluem de série monitorização dos ângulos mortos, câmara de visão traseira ‘ParkView’, travagem de emergência ou alerta de saída de faixa em ambos os modelos, com o Renegade a ter mais extras de base do que o Compass.

Os carregamentos (que podem ser feitos de modo remoto) dos Jeep Renegade 4xe e Compass 4xe em casa podem ser feitos através de uma tomada doméstica ou de uma easyWallbox.

Com uma potência até 2,3 kW o carregamento pode conseguir-se em menos de 5 horas (em função da instalação elétrica existente) – easyWallbox que que pode ser otimizada para 7,4 kW para um carregamento completo em casa em menos de duas horas (100 minutos).

As encomendas para os novos modelos abriram neste mês de julho com preços a partir dos 40.050 euros para o Jepp Renegade 4xe e a partir dos 44.700 euros para o Jeep Compass 4xe.

Os níveis de equipamento são três: Limited, S e Trailhawk. Em setembro chegam aos stands europeus.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...