Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo CUPRA Ateca chega em setembro

O novo CUPRA Ateca 2020 foi desenvolvido para proporcionar as melhores prestações no segmento dos SUV compactos, na mesma base que estabeleceu o seu antecessor quando chegou pela primeira vez ao mercado.

Um ponto-chave nos argumentos do CUPRA Ateca está no seu nível de equipamento de série, incluindo bancos desportivos tipo bacquet, jantes de liga leve CUPRA de 48 cm (19”), sistema de suspensão DCC com amortecedores de firmeza variável e direção progressiva.

Além disto, dispõe de uma variada lista de opcionais como a nova oferta de jantes de liga leve em diferentes cores, um novo volante desportivo que tem integrados o botão de arranque do motor e o da seleção do modo de condução CUPRA, travões com assinatura Brembo e sistema de escape do fabricante Akrapovič, entre outros elementos.

Mas o novo CUPRA Ateca não se esquece das suas raízes. As prestações e a dinâmica do novo CUPRA Ateca surgem em resultado do motor 2.0 TSI de 300 CV e 400 Nm de binário máximo, associado a uma transmissão de dupla embraiagem DSG de sete velocidades.

Merece ainda destaque o sistema de tração integral 4Drive e o sistema de controlo dinâmico de chassis (DCC), que modifica automaticamente a firmeza dos amortecedores de forma instantânea e consoante as condições de tração ou através do comando do condutor, o que permite aos clientes ajustarem as características do comportamento do veículo consoante as suas necessidades.

O novo CUPRA Ateca 2020 estabelece novos padrões de segurança, integrando alguns dos mais sofisticados sistemas de assistência à condução de forma a garantir a prevenção de acidentes e a maximizar a proteção e o conforto dos seus ocupantes.

O CUPRA Ateca garante um elevado nível de conectividade que ajudará os clientes a estarem a par de tudo graças ao acesso tanto através do sistema de infotainment do habitáculo como através dos serviços online específicos do veículo, acessíveis através do cartão SIM integrado.

O novo CUPRA Ateca assume uma posição disruptiva no setor, elevando a definição de SUV compacto de elevadas prestações a uma nova dimensão, um veículo para o condutor entusiasta que também quer usá-lo no quotidiano com os valores CUPRA na sua essência.

Motor, prestações e chassis

O renovado CUPRA Ateca mantém as suas prestações graças ao potente motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo comprimido com 1.984 cm3. Assenta em êmbolos com 82,5 mm de diâmetro e 92,8 mm de curso com uma relação de compressão de 9,3:1. Desenvolve uma potência máxima de 300 CV (221kW), constante entre as 5.300 rpm e as 6.500 rpm, e um binário máximo de 400 Nm disponível num amplo leque entre as 2.000 rpm e as 5.200 rpm. O CUPRA Ateca 2020 pode alcançar uma velocidade máxima de 247 km/h.

Esta capacidade de aceleração surge apoiada pela transmissão de dupla embraiagem DSG com sete velocidades, desenhada para trabalhar com o elevado binário do motor, oferecendo mudanças de caixa mais precisas e suaves. Possui também a função “Launch Control” para proporcionar uma impressionante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, valendo-lhe também o baixo peso.

As prestações alcançadas estão ao nível do sistema de travões com assinatura Brembo e com uma incrível acústica do sistema de escape opcional da marca Akrapovič, que proporciona uma experiência sonora que torna a condução ainda mais envolvente.

O sistema de tração integral 4Drive recebe a última geração do sistema de embraiagens multidisco Haldex, permitindo ao veículo entregar a potência às rodas de forma permanentemente controlada, garantindo a eficácia do sistema através da monitorização e análise permanente das condições de tração.

O 4Drive é um dos sistemas de tração às quatro rodas mais seguros, eficientes e avançados do mercado. Está colocado no eixo posterior, no final do veio de transmissão, mesmo à frente do diferencial traseiro. Esta disposição proporciona benefícios ao nível de uma melhor distribuição de pesos, redução da inércia e do tempo de reação do sistema, uma vez que o cardan está sempre acoplado ao motor.

As embraiagens multidisco, banhadas a óleo, têm algumas características que se destacam. Os discos metálicos de fricção são colocados aos pares, um em frente ao outro: um disco de cada par está permanentemente ligado ao veio que roda solidário com a caixa de velocidades; o outro disco está conectado ao diferencial traseiro. Um êmbolo atuado por ação hidráulica comprime os discos até alcançar a pressão de óleo necessária, dependendo dos parâmetros indicados pelo sistema eletrónico.

Mas o ponto mais relevante na condução do CUPRA Ateca é a sintonia entre o motor e o chassis, combinação que lhe confere o comportamento dinâmico único que os clientes esperam, também com a contribuição da direção progressiva que passa às mãos do condutor toda a informação do contacto entre os pneus e a estrada.

O novo CUPRA Ateca combina uma arquitetura de suspensão dianteira do tipo MacPherson com o conjunto multibraços no eixo posterior. Os acertos entre mola e amortecedor foram estudados para proporcionarem a este SUV de elevadas performances uma experiência de condução desportiva e segura, ao mesmo tempo que ajudam a alhear os passageiros de qualquer irregularidade na superfície do piso.
O sistema de direção progressiva confere ao veículo uma agilidade máxima. Foi otimizado o retorno de informação através do volante para uma maior ligação do condutor ao veículo. O CUPRA Ateca reage às mudanças do estilo de condução e à estrada graças ao seu sistema de Controlo Dinâmico de Chassis (DCC).

A tecnologia lê em contínuo a superfície da estrada e analisa o estilo de condução enquanto recolhe diferentes elementos do veículo, incluindo a atuação da direção, dos travões e da gestão do acelerador. O amortecimento de firmeza variável atua em frações de segundo sobre cada roda de forma independente. Este sistema DCC foi desenvolvido para alcançar o nível máximo de conforto em rolamento e uma dinâmica de condução excecional. Desta forma, e especialmente a velocidades elevadas, garante-se que as rodas estão sempre com o melhor contacto com o solo, otimizando a tração e, em sequência, um elevado e permanente nível de segurança.

Seis perfis de condução diferentes permitem que o SUV desportivo se ajuste ao tipo específico do piso ou à pessoa que se encontra ao volante. Ao escolher entre os modos Normal, Sport, CUPRA, Individual, Neve ou Offroad, o comportamento do veículo altera-se por completo, da condução descontraída diária à mais empenhada prestação dinâmica, uma vez que são ajustados os sistemas de direção, a resposta do motor, a gestão do acelerador, a firmeza da suspensão (DCC), entre outros parâmetros específicos e orientados para uma condução em total eficiência nos mais diferentes tipos de piso.

As dimensões do CUPRA Ateca também têm o seu papel nas capacidades do veículo, proporcionando a base para uma condução segura. Mede 4.386 mm de comprimento (mais 10 mm em comparação com a anterior geração devido ao novo desenho dos para-choques), com uma distância entre eixos de 2.630 mm, 1.599 mm de altura (-2 mm) e 1.841 mm de largura. As vias dianteira e traseira medem 1.575 mm e 1.549 mm, respetivamente.

Ainda que o chassis garanta um excelente nível de segurança, a aplicação opcional dos travões Brembo assegura que a capacidade de travagem à entrada da curva seja tão impressionante como a aceleração à saída.

Os discos dianteiros ventilados e perfurados de 340 mm (370 mm no caso dos travões Brembo) fazem conjunto com pinças de quatro êmbolos em tom cobre, proporcionando a confiança exigível a qualquer veículo de elevadas performances, sendo acompanhados, atrás, por discos de 310mm e pinças convencionais.

Conectividade

O painel de instrumentos Digital Cockpit, com ecrã de alta resolução de 26 cm (10,25”), configurável pelo utilizador, permite aos condutores visualizar toda a informação de que necessitem de forma totalmente personalizada. Desde a aparência em formato clássico de mostradores do tipo analógico, tais como o velocímetro e taquímetro, a um mapa de navegação a cores. Uma visualização mais desportiva, desenhada especialmente para os modelos CUPRA, permite ver as rotações do motor em grande dimensão e a velocidade de forma mais evidente.

Além disso, o sistema de infoteinment utiliza um grande ecrã de 23 cm (9,2”) colocado na consola central do sistema, incluindo navegação. O reconhecimento de voz permite uma compreensão natural da linguagem para que o utilizador interaja com o sistema de infotainment recorrendo a instruções naturais, fazendo correções e também referências a instruções anteriores. Desta forma, selecionar informações de navegação ou procurar músicas específicas torna-se mais simples e rápido. O sistema utiliza um simples “Hola, Hola” como frase de ativação.

Acrescente-se que o sistema Full Link permite a integração do smartphone com o CUPRA Ateca através de Android Auto ou de Apple CarPlay (este último através de ligação sem fios com Bluetooth ou WLAN).

O sistema Full Link é um corredor de conectividade que permite utilizar algumas das principais aplicações móveis através do ecrã do infotainment e acessíveis de forma controlada, intuitiva e segura, evitando distrações ao utilizar o controlo por voz ou os botões do volante multifunções.

A unidade de conectividade online com SIM integrado permite manter permanentemente a ligação com o mundo digital e, em próximos desenvolvimentos, o sistema permitirá também que os utilizadores acedam às últimas aplicações do infotainment que poderão ser utilizadas a qualquer momento. Desta forma, os números de serviços disponíveis online crescerão ao longo da vida do veículo, à medida que o ecossistema digital se expanda.

O SIM integrado também disponibiliza o serviço de eCall, que contacta diretamente os serviços de emergência no caso da ocorrência de um acidente, acrescentando mais um elemento de segurança ao veículo. Não se trata apenas da possibilidade de se fazer uma chamada de emergência (manual ou automática), mas também do envio de informação importante sobre o veículo aos serviços de socorro, tais como a localização do veículo, o tipo de motor, a cor exterior do veículo ou o número de ocupantes, sendo mais fácil prestar auxílio.

Adicionalmente, os serviços de conectividade online, através do cartão SIM integrado, permitem que algumas funcionalidades do infotainment utilizem, em tempo real, a informação fornecida pela “cloud” (informação de tráfego em tempo real, a posição de estações de abastecimento e de estacionamento, bem como as respetivas horas de funcionamento ou os preços praticados no momento), adicionando mais uma dimensão ao sistema tradicional de navegação.

Por outro lado, a aplicação Connect abre um novo mundo de possibilidades. Pode ser descarregado o que se pretenda para o smartphone, permitindo o controlo remoto de uma série de funções que ajudarão a maximizar a experiência de condução e a aumentar a segurança.

Os utilizadores podem aceder remotamente à informação do seu veículo: informação de condução, posição de condução, o estado do veículo, incluindo portas e luzes, definir limites de velocidade para que possa ser avisado se alguém na utilização do seu carro o faça a velocidades exageradas, haja alertas na zona ou para efeitos de antirroubo, abertura e fecho de portas com possibilidade de trancar e destrancá-las remotamente, ou a ativação à distância da buzina ou dos indicadores de direção para localizar a viatura mais facilmente.

Segurança

O novo CUPRA Ateca 2020 será um dos ícones no segmento dos SUV de elevadas performances, mas também será indiscutivelmente um dos mais seguros da classe, incluindo um amplo leque de novas e sofisticadas ajudas à condução (ADAS) que poucos concorrentes oferecem. Foi desenvolvido para que veja melhor o que o que o rodeia, para reagir aos obstáculos na estrada, e, graças a estas tecnologias, consegue vigiar o ambiente à sua volta, proporcionando uma proteção otimizada em qualquer situação.

Destacam-se o assistente de pré-colisão, o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e preditivo, o assistente de viagem, o assistente de emergência, o assistente lateral de aviso de presença de veículo em ângulo morto, o assistente de saída de estacionamento em marcha-atrás, o assistente de aviso de abertura de portas, todos trabalhando em conjunto para proteger o veículo e os seus ocupantes, entre outros sistemas.

O Pre-Crash Assist é um sistema que prepara o veículo e os seus ocupantes para o caso de acontecer o pior, resultando numa colisão. Os sistemas a bordo trabalham em conjunto; os cintos dianteiros são pré-tensionados, as janelas e o teto são fechados e as luzes de perigo são ativadas de forma a atenuar as consequências do acidente.

O controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e preditivo utiliza a informação do sinal GPS do sistema de navegação, o que lhe permite ajustar a velocidade consoante o traçado da estrada adiante – curvas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade e zonas urbanas. E, recorrendo à informação recebida pela câmara dianteira e sistema de reconhecimento de sinais, consegue ajustar a velocidade do veículo consoante a mudança dos limites legais.

A funcionalidade de condução semiautomática complementa-se com a introdução da tecnologia de assistência em viagem. Com o simples pressionar de um botão no volante, o sofisticado sistema usa a informação do ACC e do assistente de saída involuntária de faixa para manter ativamente o veículo no centro da faixa, ajustando a velocidade consoante o fluxo de tráfego. O sistema assegura a assistência à condução até velocidades de 210km/h.

Para não comprometer a segurança e no cumprimento dos requisitos legais, o condutor tem que manter-se atento ao sistema e ao que se passa à sua volta, colocando pelo menos uma mão no volante. Se o veículo detetar que o condutor largou o volante por mais de 15 segundos, será emitido um sinal audível e avisos visuais, e até pode ser ativado um toque de travão. Se o condutor continuar sem reagir, o sistema de assistência de emergência pode levar o Ateca a uma paragem completa.

Uma das ajudas acrescentadas ao novo CUPRA Ateca é a do assistente de saída do estacionamento. Na saída de um estacionamento de marcha-atrás, o veículo emitirá um sinal acústico e visual no caso da aproximação de tráfego (pode ser outro veículo quando encostado à berma, ou ciclistas e peões quando parado junto ao passeio) e se necessário iniciando uma travagem automática.

O novo CUPRA Ateca também oferecerá o assistente lateral, que consegue detetar veículos no ângulo morto do retrovisor até 70 metros de distância, com a devida indicação através do LED no espelho.

Para aqueles que gostam de atrelar outros veículos, o novo CUPRA Ateca também disponibiliza a tecnologia de assistência ao reboque. O sistema ajuda o condutor a recuar ou a estacionar com reboque. A imagem da câmara traseira é utilizada para guiar o veículo e o atrelado para a posição desejada.

E é simples de usar: o condutor apenas precisa de selecionar a marcha-atrás, pressionar o botão de ajuda ao estacionamento e usar o comando dos espelhos para indicar a direção que quer dar ao atrelado, bastando-lhe dosear a aceleração e a travagem, que o sistema fará o resto.

Mas os sistemas a bordo do novo CUPRA Ateca não se dedicam exclusivamente à segurança. A tecnologia também ajuda o SUV compacto de elevadas performances a ser mais útil, prático, confortável e com melhor comportamento. Graças aos perfis de condução à disposição – Normal, Sport, CUPRA, Individual e aos modos adicionais do 4Drive – Offroad e Neve – a condução e o comportamento do veículo podem variar consoante as condições e as vontades do condutor, tornando o veículo mais confortável.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...